Atendimento online dos profissionais na área da saúde
A procura por atendimento na saúde cresceu neste período de pandemia, assim sendo o setor mais movimentado durante esses últimos meses.
Para os profissionais da área, alguns recursos tecnológicos tem ajudado a atender às demandas de forma automatizada, um exemplo são os profissionais da saúde e grandes empresas que estão utilizando o webinar para se comunicar.
Em consequência desse cenário, o Ministério da Saúde aprovou a prática de teleconsultas por profissionais da saúde de todas as áreas, principalmente os médicos.
O atendimento online já era prática autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, e com o novo coronavírus, o órgão também autorizou todos os psicólogos a oferecerem este tipo de atendimento aos seus pacientes.
Esta é mais uma oportunidade para levar a promoção e prevenção de saúde a longa distância, na qual, ajuda a evitar os interrompimentos de tratamentos dos pacientes que estão em isolamento social.
Se você é profissional da saúde, e não conhece esse tipo de serviço, trouxemos algumas dicas e dúvidas para te ajudar.
A primeira dúvida normalmente, é como promover, e fazer da maneira correta apresentada pela legislação:
A Lei de nº 696/2020 e o artigo da 1ª Resolução revogada pelo Conselho de Medicina Federal de nº 2.227/208, apresentam que o exercício por meio de utilização das tecnologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, está autorizada conforme suas práticas éticas, nos seguintes casos:
-Suporte assistencial e monitoramento de diagnóstico;
-Promover educação acerca de promoção de saúde e pesquisa de casos;
-Auxiliar na prevenção de doenças;
-Realizar triagens de pacientes;
-Acompanhar pacientes lesionados e pós operatório.
Diante disso, as teleconsultas podem ser realizadas em diferentes âmbitos, no SUS, na saúde suplementar e no atendimento privado.
Para os profissionais liberais, de clínica ou hospitais privados, criar site profissional para divulgação do serviço promove credibilidade, onde o paciente se sentirá mais confiante.
Nesta mesma plataforma você pode oferecer conteúdo relevantes em seu blog, apresentar os serviços de atuação profissional e ajudar na marcação automatizada de consultas.
Como realizar a consulta a distância :
Primeiramente é recomendável que o paciente tenha um documento assinado junto ao seu prontuário, acordando com tipo de método de atendimento.
Com isso, o mais indicado é que o profissional tenha um software específico para fazer a consulta a distância assegurando o paciente com integridade e criptografando as informações.
Os atestados podem ser enviados normalmente, mas já os resultados de exames, esses devem ser pelo e-mail com senha de acesso ou WhatsApp informado pelo paciente.
O atendimento online é considerado um ato médico, por isso deve manter todos as obrigações quanto a prontuários e documentos dos pacientes, além de guardá-los por 20 anos de forma sigilosa.
Quais os benefícios das teleconsultas na área da saúde?
Uma das vantagens deste método de atendimento na saúde é que o profissional não estará limitado em seu território, alcançando pacientes em outros estados.
Além disso, também ajudará no atendimento de grandes demandas, unificando informações para a equipe multidisciplinar.
As teleconsultas por sua vez, são todas remuneradas, cabendo ao médico o valor para seus serviços.
Sendo o atendimento online dos profissionais de saúde é protegido por Lei, cabe o médico cumprir com suas obrigações, além de oferecer um serviço humanizado, mesmo com a utilização de um método a distância.
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