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5 dicas para manter o sigilo de dados no setor de atendimento!

Já faz algum tempo que as empresas do setor de atendimento vêm buscando maneiras eficazes de garantir o sigilo de dados de clientes, fornecedores e colaboradores. Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tal preocupação se tornou ainda mais urgente.

No nosso post, vamos dar 5 dicas para que a sua organização cuide dos dados pessoais que são recolhidos durante o atendimento e aja em conformidade com o exigido pela legislação. Confira!

1. Invista na tecnologia

A tecnologia tem sido a principal aliada das empresas do setor de atendimento. O mercado já conta com diversos softwares que buscam otimizar os processos, melhorar o relacionamento com os clientes e recolher e armazenar informações importantes.

Justamente por isso é preciso ter cuidado ao realizar esse investimento. Deve-se buscar sistemas de confiança que contem com importantes ferramentas de segurança, como assinatura eletrônica, criptografia de dados e controle de acesso e que esteja de acordo com as exigências da LGPD.

O Brasil é um dos países preferidos pelos cibercriminosos para o roubo de informações, logo, a fim de garantir o sigilo de dados, nunca é demais investir em segurança e poupar problemas com vazamentos indesejados.

2. Tenha uma política de segurança

É importante contar com uma política interna de segurança de dados que estabeleça um padrão, seja para as senhas utilizadas, seja para determinar o nível de confidencialidade e acesso de cada informação.

Quando existe um processo bem estruturado e delimitado, a missão de manter o sigilo de dados torna-se mais simples, uma vez que é tomado o devido cuidado na recolha, no tratamento e na guarda das informações importantes.

3. Treine a sua equipe

Pesquisas indicam que cerca de 54% dos vazamentos dos dados acontecem por erros dos funcionários, que podem ir desde o uso de senhas fracas até o clique em um link malicioso.

Logo, de nada adianta ter uma política interna de segurança se a sua equipe não a conhece e, pior, não a utiliza na prática. Por isso, é importante investir no treinamento, informar os procedimentos corretos e insistir na importância de obedecê-los.

4. Invista na nuvem

Você já deve ter ouvido falar na nuvem ou em cloud computing, certo? Ela é outra boa aliada no processo de sigilo de dados. Manter documentos digitalizados, armazenados em servidores seguros, com várias camadas de proteção e que realizem backups rotineiros é uma ótima prática para a segurança da informação.

Engana-se quem pensa que apenas empresas de grande porte podem se beneficiar dessa tecnologia. Há no mercado diversas assessorias especializadas em negócios de pequeno e médio porte que oferecem soluções para as mais diversas realidades. Ou seja, não há desculpa para deixar de colocar esse recurso em prática.

5. Defina níveis de acesso

Definir níveis de acesso é uma boa prática, uma vez que não é necessário que toda a empresa tenha acesso a todas as informações recolhidas. Além disso, caso ocorra algum vazamento, é mais simples para delimitar os possíveis atores da situação, tendo em vista que o alcance de atuação poderá ser reduzido.

O mundo atual não permite mais que as empresas ajam de forma displicente, por isso, investir em segurança da informação é essencial para garantir o sigilo de dados e a conformidade com a legislação e, consequentemente, evitar problemas tanto financeiros quanto de credibilidade.

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