Relacionamento com o cliente: veja 4 dicas para otimizá-lo!
A tecnologia derrubou barreiras geográficas e permitiu que empresas saíssem da disputa de nichos locais e ampliassem o seu alcance. Com tantas possibilidades, nunca foi tão importante investir no relacionamento com o cliente para se diferenciar da concorrência.
É preciso pensar em novas formas de se comunicar com o consumidor, mas saiba que algumas estratégias não tão novas assim continuam sendo bastante eficientes.
Por isso, conheça nossas 4 dicas para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, seu relacionamento com ele.
1. Invista em business intelligence
Business intelligence é um processo de coleta, organização e análise de dados que visa melhorar as práticas do negócio. Ou seja, a empresa conta com um software capaz de monitorar todas as informações geradas pelos clientes, colaboradores e fornecedores e, com isso, as equipes integradas buscam compreender a mensagem que cada resultado transmite.
Voltando para o relacionamento com o cliente, o business intelligence é capaz de monitorar a jornada dele desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação (ou não) da compra e, dessa maneira, identificar quais são suas dores. Alguns problemas que as empresas podem apresentar são:
- falha no atendimento, como informações equivocadas ou demora na resposta;
- site confuso e sem informações precisas;
- não saber mostrar para o cliente quais são os seus diferenciais em relação aos concorrentes.
2. Treine a sua equipe
Uma equipe bem treinada faz toda a diferença na hora de estabelecer um bom relacionamento com o cliente. E quando falamos de treinamento, ele não deve ser focado apenas nos produtos ou serviços da empresa.
Seus colaboradores devem ter a capacidade de ler o que o consumidor deseja, ser empáticos, compreender os problemas do cliente e encaixá-los nas soluções que o negócio oferece, além, é claro, de dominar técnicas de persuasão e negociação.
É preciso saber que não existe uma fórmula pronta para o atendimento, uma vez que ele deve variar de acordo com o perfil de cada cliente – e a sua equipe deve estar preparada para lidar com os mais diversos tipos.
3. Foque na fidelização
Não queira ser uma empresa conhecida por não cuidar do relacionamento com o cliente a longo prazo. A ausência de cuidado com o pós-venda é bastante prejudicial para um negócio, portanto, foque na experiência da sua clientela mesmo após ela consumir seu produto ou serviço.
Esteja atento às suas necessidades, entre em contato com alguma frequência para verificar o nível de satisfação, pense em estratégias voltadas para a clientela antiga.
Pesquisas indicam que as pessoas estão dispostas a pagar mais pela experiência e que o preço não é o fator mais determinante, nem no momento da contratação, nem para a manutenção de serviços.
4. Invista nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo canal para estreitar o relacionamento com o seu cliente. Por lá, você pode comunicar suas novidades, manter uma conversa mais descontraída, mostrar com mais detalhes quais são os seus diferenciais e oferecer soluções ágeis para eventuais reclamações.
Lembre-se de que o público atual utiliza as mídias como palco tanto para elogios quanto para reclamações, por isso, é essencial que a sua empresa não apenas tenha perfis nas mais diversas redes, mas também invista em equipes especializadas para a gestão do conteúdo e do relacionamento com os atuais e potenciais clientes.
Viu só como cuidar do relacionamento com o cliente não é tão complicado? Como dissemos, diversas estratégias conhecidas no mercado são deixadas de lado, mas são capazes de fazer toda a diferença no resultado do seu negócio.
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