Fidelizar ou atrair clientes

Fidelizar ou atrair clientes: O que é melhor?

As ações de fidelizar ou atrair clientes não configuram exatamente uma espécie de disputa, mas uma reflexão importante sobre o papel das estratégias envolvidas em cada um desses objetivos. Afinal, não há como fidelizar um cliente antes de atraí-lo, tão pouco é possível imaginar uma empresa que possa crescer atraindo muitos clientes mas sem ser capaz de manter a conta ativa.

É preciso considerar que a quantidade de potenciais clientes não é infinita. Se uma empresa desenvolve alta capacidade de atraí-los, mas não consegue convertê-los em quantidade, nem os manter ativos, ela atua consumindo um bem precioso de forma insustentável.

É como encontrar petróleo e não conseguir extraí-lo, ou deixar que ele vaze dos reservatórios depois de coletado. A grande vantagem da fidelização é dar sustentabilidade econômica para o negócio. Vamos entender isso melhor? Continue a leitura e acompanhe!

A importância de atrair clientes novos

Embora seja muito clara a relevância da fidelização, como dissemos no início, ela não ocorre sem a atração. A ação de conquista é importante porque é uma atividade que exige muita dedicação e esforço.

Convencer um cliente é apenas a etapa final do processo de venda, que começou com um longo caminho para encontrar e atrair os consumidores com o perfil ideal. Como atrair clientes é uma atividade essencial para qualquer empresa que deseja crescer, muitas não dão a devida atenção para os custos envolvidos, mesmo sendo esta uma etapa de alto custo.

Vantagens de investir na fidelização

Depois de atraídos e conquistados, os clientes passam a diluir os investimentos injetados. Quanto mais vezes eles comprarem, menor será o percentual desses gastos em relação à receita total que a conta proporcionou ao negócio. Isso significa que se torna muito mais barato manter um cliente fiel do que conquistar um novo. É também muito mais fácil.

O processo de convencimento pode ser longo e desgastante, especialmente no caso das vendas complexas e técnicas. No entanto, depois da primeira compra, não será necessário todo um trabalho de persuasão se o cliente ficou contente com o atendimento.

Outro aspecto determinante é que o cliente satisfeito atrai e indica novos compradores a um custo muito inferior. No cenário atual, esse é um aspecto cada vez mais relevante, já que as pessoas compartilham cada vez mais a opinião no meio digital. Bem ou mal, eles mencionarão a empresa e as ações de fidelização ajudam a estimular depoimentos positivos.

Relação entre atração e fidelização

Ainda que essas vantagens sejam evidentes, os processos não devem ser vistos como isolados, justamente por causa da observação do parágrafo anterior, relativa à satisfação do consumidor.

O cliente só ficará contente se o processo completo for adequado, bem estruturado e executado com maestria. Por isso, as ações de atração e de fidelização devem funcionar de modo integrado, promovendo um profundo alinhamento entre as equipes de marketing, venda e pós-venda. É essa sinergia que garante a continuidade dos processos e, desse modo, diminui os custos de novas vendas ao mesmo tempo em que melhora os resultados.

Por fim, para fidelizar ou atrair clientes, o importante é que a empresa se esforce para alcançar a excelência no atendimento. Quando ela consegue encantar os compradores, desenvolve rapidamente uma boa reputação no mercado e, como consequência, torna-se mais atrativa e mais lembrada.

Sendo assim, busque sempre dicas e informações sobre como aprimorar o atendimento. Para isso, curta as nossas páginas no Facebook, e no LinkedIn para receber todas as atualizações de conteúdo!

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