Como resolver problemas de conexão com a internet em 4 passos!
O período de quarentena forçada em que estamos vivendo por conta da COVID-19 está escancarando que nem tudo funciona tão bem quanto parece quando o assunto é a nossa conexão com a internet. O número de pessoas em casa demandando sinal é enorme, muito em função do regime de home office que algumas empresas estão adotando.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na conexão de casa.
1. Sinal da operadora
Hoje as operadoras já contam com aplicativos que ajudam na hora de detectar se o sinal está OK ou se há algum problema na região. Acesse com sua conta e veja nas opções de suporte se tudo está dentro dos conformes no seu bairro.
Além disso, é muito importante saber a velocidade do seu plano. Quanto maior é , melhor é a qualidade e mais demanda simultânea, sua conexão aguentará.
2. Ligue e desligue roteador
Se você sentiu que sua internet está fraca ou não está funcionando, é bom verificar se algum cabo está desconectado ou se todos aqueles LEDs indicadores de status que ficam sempre piscando no seu roteador ou modem estão funcionando, qualquer luz vermelha, apagada ou acesa de um modo que você não está acostumado a ver pode ser sinal de encrenca.
Entretanto se tudo estiver conectado, vale levar em consideração a recomendação que todo suporte técnico dá: tente desligar tudo por alguns minutos e ligar novamente.
Agora, se for interno, reiniciar o roteador deve resolver o problema, para isso tente “esquecer” a rede à qual você está conectado e depois conectar novamente (Rede e Internet, em Configurações no Windows; Rede, em Preferências do Sistema no macOS). Isso garantirá que você está tentando se conectar à rede wifi correta.
3. Cuidado com repetidores
Pode ser que o seu roteador não esteja distribuindo bem o sinal Wi-Fi, o que acaba comprometendo a velocidade de conexão. Para essas situações, a primeira sugestão é comprar um repetidor de sinal. Embora ele realmente amplie o sinal, é preciso estar atento à qualidade do equipamento, de nada adiantará ter um bom roteador se ele oferecer uma velocidade de conexão baixa. Também vale a pena ficar atento ao local onde ele será instalado para não comprometer a comunicação com o roteador.
4. Nenhum dispositivo sem fio pode se conectar à rede
Conecte seu notebook/desktop diretamente no roteador por meio de um cabo Ethernet. Veja se você consegue uma conexão dessa maneira. Se você receber uma, o Wi-Fi é o seu problema. Se você não fizer isso, existe a possibilidade de que sua conectividade com a internet esteja inativa. Entre em contato com seu provedor de serviços de internet o mais rápido possível.
“Cabo Ethernet “
Nada disso adiantou?
Se nenhuma dessas soluções foi suficiente para você, talvez seja o caso de repensar algumas coisas. A principal, claro, é a sua provedora de internet e a velocidade contratada. Existem diversas no mercado e cada uma tem a sua vantagem, mas tudo isso varia de região para região. Existem locais onde o sinal chega apenas por meio de rádio, por exemplo, e isso torna inviável, por vezes, a melhoria significativa do serviço.
Outra coisa que pode atrapalhar a sua conexão é a presença de malwares instalados no computador ou smartphone, sobretudo os que realizam mineração de criptomoedas. Se esse for o caso, o ideal é ter um antivírus instalado e atualizado para que esses problemas não ocorram e sua velocidade não seja afetada por esses invasores.