A importância de ter clientes satisfeitos na sua empresa.

Manter o cliente satisfeito é um objetivo natural para a maioria das empresas. Porém, falamos muito pouco sobre quais são os benefícios disso para uma companhia e os detalhes envolvidos nesse processo.

No contexto em que vivemos, onde o consumidor tem muito mais poder de decisão e autonomia, a satisfação envolve muitas implicações. Nesse cenário, o relacionamento com público deixou de ser um aspecto limitado ao atendimento e se tornou um importante componente estratégico. Continue a leitura e entenda melhor essa afirmação!

Benefícios do cliente satisfeito

Nesse exercício de entendimento, vamos primeiro conhecer alguns benefícios. Em seguida, iremos relacionar algumas estratégias e ferramentas importantes para serem aplicadas na sua companhia agora mesmo.

Melhoria da gestão do relacionamento e a fidelização

Quem trabalha em contato com o consumidor provavelmente já viveu situações complicadas e desagradáveis com clientes nervosos e até agressivos. Afinal, um consumidor insatisfeito é muito mais difícil de tratar.

De outro lado, um cliente satisfeito dificilmente causa esse mesmo tipo de problema, o que facilita o relacionamento, diminui o tempo de atendimento e aumenta as chances de novos negócios. Ou seja, os compradores se tornam fieis à sua empresa com mais facilidade.

Aumento da conversão de vendas

Nenhum cliente fica satisfeito sem motivo. Afinal, esse estado é resultado do atendimento das expectativas que ele tem ao se relacionar com sua marca, um indicativo de que a empresa oferece os estímulos certos.

Como consequência, uma quantidade cada vez maior de clientes compra o seu produto ou serviço. Além disso, a satisfação é manifestada por meio de depoimentos e avaliações, o que ajuda nas estratégias de persuasão de novos compradores.

Redução dos custos

Os custos de aquisição de clientes (CAC) englobam todas as despesas necessárias para conquistar um novo comprador. Se ele consome poucas vezes, esse custo não é diluído. No entanto, se ele é mantido por um período maior, os valores iniciais diminuem percentualmente.

Esse é um dos motivos de vários especialistas afirmarem que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.

Crescimento do engajamento dos clientes

Uma característica muito marcante do novo consumidor é o compartilhamento da experiência de compra. O tempo todo eles trocam informações sobre empresas, produtos e serviços por meio de aplicativos de mensagem, redes sociais e vários outros meios disponíveis.

Nesse contexto, todo cliente é, ao menos em parte, um influenciador de outras pessoas. Por isso é muito importante que ele se engaje, compartilhando postagens da empresa, avaliando seus produtos e serviços e interagindo das mais diversas formas — o que ocorre em maior volume quando ele tem experiências positivas.

Estratégias e ferramentas para melhoria de satisfação

Vejamos agora algumas das estratégias e ferramentas que você pode utilizar para melhorar a satisfação do seu público.

Levantamento de informação

Por maior que seja o seu empenho em melhorar a qualidade de atendimento, esse esforço pode valer muito pouco se não for reconhecido pelo consumidor. Isso significa que a qualidade deve ser medida do ponto de vista do cliente.

Para isso você precisa conhecer os hábitos, o comportamento, as necessidades, os desejos e as expectativas do seu público para desenvolver o modelo de atendimento que ele deseja.

Melhora constante

Outra estratégia importante é a dedicação constante ao desenvolvimento de equipe e dos processos. Com base em indicadores confiáveis procure identificar os pontos fracos e definir ações para resolvê-los, melhorando continuamente o atendimento.

Uso de tecnologia

A tecnologia tem se mostrado uma importante aliada no desenvolvimento de um atendimento humanizado, qualificado e de melhor qualidade. Com recursos eficientes de automação, várias empresas conseguem concentrar o trabalho nas situações em que ele é mais necessário. Por exemplo, ao permitir o autoatendimento para procedimento simples, os vendedores que se ocupavam em ajudar nessa tarefa podem se dedicar aos clientes com problemas mais sérios.

Para concluir, saiba que tornar o cliente satisfeito é muito mais fácil com ferramentas específicas de atendimento. Improvisos e adaptações dificultam muito o trabalho de equipe, pois o compartilhamento de informações e os recursos são limitados.

Para se aprofundar, acesse e baixe agora mesmo o nosso ebook sobre novas tecnologias de atendimento ao cliente. Você vai se surpreender com as possibilidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.