sistema de senhas

Entenda as vantagens do sistema de senhas para atendimento

Atender bem o cliente sempre será um desafio. A questão é que, hoje, as empresas simplesmente não têm escolha, pois receber um bom atendimento é uma das principais questões com que os clientes se importam, sendo essencial para que eles contratem um serviço ou produto ou, então, para que voltem a realizar uma compra.

Hoje, vamos falar de um recurso que pode ajudar nesse desafio: o sistema de senhas para atendimento. Trabalhar com um sistema de senhas para atender o público é um costume de muitas empresas, visto que é um método que já existe faz um tempo e funciona muito bem.

O fato é que, conforme o tempo foi passando, as senhas manuais de papel sequencial (famoso bico de pato) foram dando lugar para senhas eletrônicas e automatizadas. Para que você conheça um pouco mais dessa realidade, preparamos este post, que explica as vantagens do sistema de senhas para atendimento. Confira!

Quais são as diferenças entre um sistema de senhas eletrônico e de papel sequencial (bico de pato)?

Para começar, vamos falar um pouco sobre algumas diferenças entre o sistema de senhas eletrônico e o que imprime senhas de papel.

Sistema de papel sequencial (ou bico de pato)

Pois bem, o de papel sequencial é bem simples, sendo utilizado para lidar apenas com uma fila, fazendo com que as pessoas retirem um número que define a ordem em que serão atendidas.

Esse tipo de sistema se encaixa muito bem em negócios que demandam um atendimento a clientes em que apenas a ordem de chegada deve ser levada em consideração. Por exemplo, uma padaria, geralmente, trabalha dessa maneira, visto que, na maioria dos casos, o cliente que chega primeiro deverá ser atendido antes do segundo, terceiro e assim por diante.

Sistema eletrônico (gestão de filas)

Já um sistema de senha eletrônico é composto por uma chamada em painel, geralmente uma televisão (TV), em que a senha é apresentada aos clientes, além de um totem auto-atendimento ou impressora em que as pessoas podem retirar sua senha.

Claro, há um grande sistema por trás disso tudo. A grande aplicação desse tipo de sistema está em lidar com negócios que precisam gerenciar múltiplas filas ao mesmo tempo.

Por exemplo, quando um banco utiliza um sistema de senhas eletrônico, é possível emitir, no mesmo sistema, uma senha de atendimento tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, além de outros tipos de atendimento que um banco faz, considerando também aqueles que têm preferência segundo a lei, como idosos.

Ou seja, com esse sistema, fica muito mais fácil de gerenciar o atendimento de pessoas que estão ali com um propósito ou necessidade diferentes.

Quais são as vantagens do sistema de senhas para atendimento?

Por fim, vamos listar, aqui, algumas das vantagens de utilizar um sistema de senhas para gerenciar todo o atendimento ao cliente da sua empresa.

Organização dos atendimentos

Uma das principais vantagens de utilizar um sistema de senhas para atendimento está na própria organização dos atendimentos que precisam ser realizados. Sabemos que estabelecimentos que precisam dessa organização e não contam com um bom recurso para tal atividade podem virar caóticos.

Então, saiba que um sistema de senhas ajuda muito a organizar de várias maneiras, principalmente colocar uma ordem sequencial que seja clara para o negócio e para os clientes. Auxilia, também, no momento da espera dos clientes, que terão mais noção do quanto precisarão aguardar para ser atendidos.

Além disso, como já falamos, é possível gerenciar múltiplos tipos de atendimentos em um sistema só, que é algo que também contribui para a organização.

Diminuição do tempo em filas

O tempo de espera é um fator muito importante no atendimento, sendo determinante para a satisfação do cliente. Com um sistema de senhas para atendimento, fica muito mais fácil lidar com isso.

Em primeiro lugar, os painéis têm condições de mostrar para o cliente uma estimativa de quanto tempo vai levar para que ele seja atendido. Além disso, conta com recursos para otimizar esse processo, evitando que a empresa perca muito tempo entre um atendimento e outro. Tudo isso ajuda a tornar o tempo de espera em filas bem menor.

Automatização de processos

Conforme já falamos, um sistema de senhas para atendimento ajuda muito a automatizar os processos. Com ele, não é necessário que as pessoas que prestam o atendimento se preocupem em entender qual é a ordem de atendimento, quem tem prioridade, dentre outras questões.

O sistema conta com uma inteligência que faz todo esse trabalho, evitando perda de tempo entre um atendimento e outro ao deixar tudo 100% automatizado.

Melhora da percepção e orientação dos clientes

Outra vantagem do sistema de senhas é que é possível melhorar muito a percepção do cliente sobre a sua espera. Um bom sistema de senhas para atendimento fornece para ele, além do número, informações relacionadas à hora de chegada, bem como ao tipo de atendimento que ele solicitou.

Além disso, os painéis conseguem fornecer informações sobre a dinâmica de atendimento do local, o que ajuda o consumidor a entender melhor como esse procedimento funciona, diminuindo a sua impaciência com a espera, que é algo normal.

Pode parecer pouca coisa, mas isso é de grande auxílio na orientação do cliente, que, na maioria dos casos, sente-se desconfortável com a falta de noção do quanto vai ter de esperar para ser atendido.

Otimização do fluxo de entrada e saída

Por fim, destacamos que um sistema de senhas para atendimento ajuda muito a otimizar o fluxo de entrada e saída de pessoas, trazendo mais fluidez para o processo de atendimento. Afinal, é possível tornar todos os serviços e atendimentos sincronizados, deixando a experiência do cliente muito mais agradável.

Deu para entender bem como funciona um sistema de senhas para atendimento, certo? Então, não perca tempo, avalie o quanto essa solução se aplica ao seu negócio e busque levar essa cultura para a empresa da maneira mais rápida possível.

O resultado será nada mais, nada menos do que fornecer um atendimento bem melhor para o seu cliente, colocando-o mais próximo de se tornar um fiel consumidor de sua marca.

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.