Como garantir o sigilo de dados de clientes em atendimento?

O sigilo de dados é muito importante para qualquer negócio. De um lado, ele ajuda a fortalecer a confiança que os clientes depositam na marca e a prestar um atendimento humanizado. De outro, protege a empresa das punições previstas na legislação, que são bastante rígidas e ganharam espaço nos últimos anos.

Por isso, conheça os detalhes, evite problemas e demonstre cuidado com a privacidade do cliente.

Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados

No ano de 2018 foram sancionadas leis para proteção de dados em todo o mundo. Na Europa, foi votada a GDPR – General Data Protection Regulation, que repercutiu mundialmente, uma vez que é aplicada a todo o cidadão europeu, independentemente de onde seus dados são usados.

Seguindo o exemplo, o Brasil elaborou a Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, chamada o LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Ela substituiu e modernizou o Marco Legal da Internet e foi resultado de quase uma década de discussões sobre o tema.

Basicamente, a LGPD determina responsabilidades para a coleta e uso de dados privados — como nome, endereço, renda e estado civil. Além da obrigação de garantir a segurança, é necessário o consentimento expresso para a coleta e uso de dados.

Por conta disso os sites passaram recentemente a exibir sua política de privacidade e solicitar automaticamente autorização para o uso de dados logo que um usuário acessa a primeira página.

A punição para quem não cumprir as regras começa com uma advertência, mas pode chegar a R$ 50 milhões por infração ou 2% do faturamento líquido da empresa. Em caso de reincidência, a penalização fica mais dura, com multas diárias, divulgação da infração, bloqueios e exclusão de dados.

Saiba como cuidar do sigilo de dados

Sua primeira medida para cuidar da segurança de dados e do sigilo é não se preocupar apenas em atender as regras legais. Isso é importante para segurança do seu negócio, mas não garante, necessariamente, o nível ideal de proteção. Vejamos o que mais você pode fazer!

Use uma plataforma de atendimento 

Profissionais da área de tecnologia se dedicam a elaborar sistemas capazes de coletar o máximo de informações sobre o usuário, de modo a permitir conhecer os seus hábitos e atender as suas necessidades. Ao mesmo tempo, é fundamental garantir o máximo de segurança. Como acesso fácil e segurança são medidas conflitantes, esse é um grande desafio.

Por isso, é fundamental usar recursos tecnológicos profissionais e evitar adaptações, como armazenamento em planilhas, que não garantem o nível de segurança ideal e o acesso fácil às informações que você precisa. Uma plataforma profissional é, portanto, indispensável para a segurança.

Restrinja acesso a dados sigilosos

Nem todos os dados precisam estar disponíveis de modo coletivo. Um sistema seguro de armazenamento de dados inclui funcionalidades para configuração de permissões por usuário, o que possibilita determinar o que cada pessoa envolvida terá acesso.

Esse procedimento limita a abrangência dos dados e facilita o controle e o monitoramento da segurança e do sigilo no atendimento.

Adote várias proteções

Tenha em mente que qualquer sistema de segurança eficiente funciona com base na redundância. Ou seja, se você tiver várias camadas de proteção, de vários procedimentos de segurança, a chance de problemas diminui. Afinal, todos eles precisariam falhar para ocasionar uma ocorrência negativa.

Nesse contexto, a criptografia é um importante aliado do sigilo, pois protege os dados — até mesmo se eles forem acessados indevidamente.

Para concluir, seguindo essa lógica de diferentes tipos de proteção, considere investir em um bom firewall, em proteger as redes Wi-Fi e estruturar uma boa política de confidencialidade. Além disso, elabore as regras de proteção, crie um plano de gerenciamento de riscos e realize backups e manutenções periódicas, procedimentos fundamentais para garantir o sigilo de dados.

Agora, compartilhe este post nas redes sociais e divida essa informação com seus conhecidos, pois muitas pessoas correm riscos por falta de informação.

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