Mulher trabalhando com carreira em tecnologia

Carreira em tecnologia: conheça as principais opções

A transformação digital faz parte do dia a dia de qualquer pessoa e de diferentes setores empresariais. Assim, atualmente, um carreira em tecnologia é uma das mais promissoras do momento, e encontra cada vez mais espaço no mercado.

Diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas para tornar o cotidiano e os processos cada vez mais simples e otimizados. No entanto, nem todos sabem como executá-las de forma eficiente e adequada. Nesses casos, a ajuda de um profissional é muito importante.

Quer conhecer as principais opções de carreira em tecnologia, suas características e particularidades? Então, continue a leitura!

Ciência da computação

O profissional formado em Ciência da computação atua na criação de programas de informática, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, como tablets, smartphones, entre outros. Entre as mais variadas opções, ele pode trabalhar realizando análises das necessidades dos usuários, administrar equipes de criação, desenvolver softwares, instalar sistemas etc.

Ciência de dados

Atualmente, é difícil encontrar uma organização que não precise da ajuda de um cientista de dados. Esse profissional se tornou ainda mais relevante com o surgimento do Big Data e a expansão de áreas como o Machine Learning, que fazem com que as empresas tenham que tratar de um alto volume de dados.

Entre a principais funções desse colaborador está a de transformar essas informações em insights de negócios para que as companhias consigam tomar as melhores decisões e alcançar os resultados esperados. Além disso, ele pode atuar com:

  • desenvolvimento de modelos;
  • reconhecimento e extração de dados de imagens;
  • análise de dados em grande escala.

Desenvolvimento

Também chamados de programadores, têm a finalidade de desenvolver softwares, aplicativos e monitorar redes. Dentro de uma companhia, desempenha o papel de criar soluções ligadas às tecnologias implementadas, simplificando os processos organizacionais em todas as áreas, sejam elas comerciais, financeiras ou administrativas.

Além disso, ele entende e realiza a manutenção e consertos de eventuais erros dos programas utilizados, e averigua de forma detalhada as plataformas que colaboram nas diversas atividades executadas dentro da organização. Normalmente, são profissionais formadas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Sistema de Informações, entre outros segmentos.

Engenharia de sistemas

É um ramo com foco no desenvolvimento de sistemas tecnológicos mais complexos, que englobam até mesmo outros softwares. Ou seja, esse profissional é capacitado para realizar análises, integrar sistemas, trabalhar em sistemas, entre as mais variadas funções.

É possível trabalhar em empresas industrias ou comerciais, com o intuito principal de potencializar e otimizar as operações, além de fábricas ou plataformas de comunicação. Também pode atuar diretamente em projetos, plantas industriais ou se tornar consultor, assessorando nos mais variados processos, sempre com a finalidade de otimizar a qualidade do serviço prestado.

Jogos digitais

O curso nessa área qualifica o profissional para que seja capaz de oferecer suporte à criação de programas e ambientes de jogos, colaborando com o planejamento em geral. Dessa forma, tem como atividades complementares uma visão estratégica de jogos e, também, a produção de games. Também pode trabalhar com computação gráfica, estrutura de dados ou sistemas operacionais.

Segurança da informação

É um ramo que tem ocupado um espaço importante no mercado devido a sua importância, tendo em vista que com o avanço da internet e a simplicidade para entrar e sair de sites, é indispensável investir na segurança de dados que são registrados ou armazenando em um certo local, principalmente quando estão relacionados a bancos, instituições financeiras ou compras online.

Atualmente, transações, saques, consultas e transferências são realizadas em grande escala, então, não há dúvidas da necessidade de redobrar a atenção quanto a isso.

Para que essa atividade seja realizada de forma efetiva, o ideal é contar com a ajuda de um profissional formado em Segurança da informação, que é aquele que tem a função de desenvolver uma verdadeira barreira de proteção para que as informações estejam seguras de ações criminosas e acessos não autorizados de terceiros, além de aprimorar os processos sempre que necessário.

Gestão de tecnologia da informação

Trata-se de um colaborador que apresenta uma visão ampla da tecnologia da informação (TI). Nesse caso, ele é responsável por implementar e gerenciar sistemas informatizados nas companhias e cuida para que essas ferramentas sejam seguras e funcionais para o usuário. Além disso, pode criar e monitorar a gestão de bancos de dados.

Existem os profissionais que apresenta uma qualificação maior na segurança, enquanto outros focam no desenvolvimento de sistemas customizados e soluções específicas para cada tipo de negócio.

Engenharia da computação

Ao se formar em Engenharia da Computação, o profissional se encontra apto para projetar e construir máquinas e seus periféricos. Sendo assim, ele elabora sistemas que integram a parte física dos computadores, chamada de hardware, com os mais variados programas, conhecidos como softwares.

Além disso, um engenheiro de computação tem a capacidade de programar redes de computadores, como roteadores e impressoras, e produzir novos dispositivos que atendam uma demanda do mercado.

Engenharia de IA

Dentre as profissões disponíveis na carreira em tecnologia, o engenheiro de IA é um das que possui menos profissionais capacitados no mercado, fazendo com que as empresas de Inteligência Artificial realizem investimento em qualificação e treinamentos para que os funcionários estejam aptos a exercer tal cargo.

Da mesma maneira, a ausência da mão de obra faz com que as companhias paguem um salário mais atrativo para quem escolhe atuar nessa área, além de disponibilizar várias vantagens.

Entre as atividades de um colaborador desse ramo, está a programação em linguagens, como o Java, auxílio para pré-processamento de bases de dados e análise com o cruzamento de inúmeros registros. Por esse motivo, o adequado e se manter sempre atualizado sobre os conceitos relativos à internet, automação e inteligência artificial.

Como pode perceber, são diversas as opções para quem pretende seguir a carreira em tecnologia, por isso, o indicado é avaliar todas para entender qual se enquadra melhor ao seu perfil e acertar na escolha. Uma dica é identificar os assuntos que envolvem cada profissão e ver em qual possui mais facilidade de aprendizado, além de realizar estágios para entender a função, participar de congressos para se atualizar e aprender sobre novos temas e tendências.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar de perto todas as nossas publicações. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.