família reunida com inovações tecnológicas

Confira as 4 inovações tecnológicas dos últimos 5 anos!

No passado, as inovações tecnológicas demoravam anos até serem substituídas. Você lembra por quanto tempo salvou as coisas em disquete para, enfim, começar a usar o CD, passando pelo pendrive e, finalmente, chegando à nuvem? Olhando para trás, esse percurso parece uma eternidade, não é?

Já nos dias atuais, a tecnologia tem avançado a passos largos e as novidades não param de acontecer e de facilitar as nossas vidas e a rotina. Com um clique, temos acesso a notícias do mundo inteiro, os telefones colecionam utilidades, as geladeiras têm bluetooth, os bancos estão cada vez mais simplificados, entre outros vários exemplos. Logo, confira o nosso post e veja as 4 inovações tecnológicas mais significativas dos últimos 5 anos. Boa leitura!

1. Streaming

É inegável que os serviços de streaming são a grande sensação da nossa época. Essa inovação tecnológica permite o envio de informações multimídia para computadores e outros dispositivos que tenham acesso a internet. Embora tenha se popularizado de uns anos para cá, a Netflix, por exemplo, existe desde 1997, mas naquela época não tínhamos a estrutura dos tempos atuais, o que dificultava o seu acesso pela população da maneira como vemos hoje.

A revolução digital que democratizou o acesso à banda larga é uma das responsáveis pelo crescimento dos serviços de streaming, sendo que, hoje, temos, além de gigantes, como Amazon, HBO, GloboPlay e Spotify, como disponibilizar o streaming para pequenos e médios produtores digitais. Dessa maneira, é viável criar novos nichos de mercado e possibilidades de desenvolvimento profissional.

2. Banco digital

Os bancos digitais são uma verdadeira febre entre os “millenials“. Além de desenvolverem o marketing de uma maneira mais jovem, descomplicada e com linguagem acessível, também se valem da tecnologia para oferecerem plataformas completamente digitais sem a necessidade de deslocamento a agências físicas como acontece com os bancos tradicionais.

O resultado não é apenas a prestação de um serviço melhor, mas também a inovação de oferecer produtos, como conta corrente e cartão de crédito sem a cobrança de taxas e burocracias, o que, diga-se de passagem, é um grande avanço.

3. Internet das Coisas

Você pode até ainda não conhecer pelo nome, mas muito provavelmente já se beneficiou com a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT). Trata-se de uma tecnologia que permite a ligação da internet ou do bluetooth a equipamentos do dia a dia, como geladeira, iluminação, televisão, videogame, fogão, ar-condicionado, fechadura, carro, câmeras, aspirador e mais uma gama imensa de objetos.

A ideia é facilitar a rotina dos usuários. Você pode, por exemplo, programar o seu robô aspirador para funcionar por determinado tempo todos os dias e acender ou apagar as luzes pelo celular sem precisar se levantar quando já está deitado ou apenas com preguiça. Ademais, geladeiras e freezers são capazes de informar sobre os produtos que estão acabando e facilitar a elaboração da lista do mercado e muitos outros benefícios.

4. Robôs virtuais

Os robôs virtuais, conhecidos como bots, são aplicações autônomas que desempenham tarefas predeterminadas na internet.

Embora eles tenham sido criados para realizar atividades repetitivas, os avanços tecnológicos relacionados à inteligência artificial têm sido tão intensos que os chatbots, por exemplo, já são capazes de aprender com a experiência do usuário e tornar a interação cada vez melhor, permitindo a realização de atendimentos em diversas áreas e melhorando o relacionamento com o consumidor.

Eles estão presentes nas redes sociais, em aplicativos próprios e em assistentes pessoais, como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, respondendo a dúvidas de clientes em sites de lojas, companhias aéreas, telefonia e muitos outros locais.

Vale destacar que há, ainda, várias outras inovações tecnológicas, como o compartilhamento em nuvem e o sistema de criptografia blockchain. Portanto, como você viu, é fundamental acompanhar as mudanças para não se tornar obsoleto, além de poder fazer uso dos benefícios que elas trazem.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e veja o que os seus amigos pensam sobre a revolução digital.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.