Você sabe o que é Chatbot? Veja!

Você já se perguntou o que é chatbot? Ao contrário do que muitos imaginam, essa tecnologia é usada de um modo cada vez mais humanizado e eficiente. Quando aplicado no momento certo, com a função correta e do modo ideal, ele melhora o atendimento e a satisfação do consumidor.

Vamos entender isso melhor? Neste texto, você descobre o que é chatbot de forma simples e direta, além de se informar sobre como ele pode ser usado para otimizar as vendas e o atendimento no seu negócio. Continue com a gente e acompanhe a leitura!

O que é chatbot?

A tradução do termo já nos dá uma boa pista sobre o que é chatbot: um robô (bot) capaz de conversar por meio de mensagens de texto — em um chat. No entanto, não se trata de um androide com forma humana, mas de um software que tem a capacidade de interpretar textos e responder de modo adequado.

Alguns desses sistemas são bastante sofisticados e usam inteligência artificial (IA) para aprender com as conversas. Outros são algoritmos mais simples em comparação com a IA, embora avançados em relação a outras aplicações.

Nesse caso, eles comparam as sentenças digitadas com as que têm arquivadas e encontram respostas correspondentes, considerando palavras-chave e outros detalhes que identificam a necessidade de seu interlocutor.

Para que serve o chatbot?

Basicamente, o chatbot permite prestar um atendimento de qualidade a um número maior de clientes de forma mais rápida, sem a necessidade de aumentar o tamanho da equipe. Imagine um visitante do seu site que acaba de conhecer o seu negócio. Ele não tem muita informação, mas tem várias telas abertas em seu computador — muitas da concorrência.

Se ele não achar a informação que procura, vai abandonar a página e negociar com outra empresa. Nesses casos, o chatbot pode ser usado para direcionar esse potencial cliente para a informação que ele precisa.

Digamos que ele esteja com dificuldade de encontrar um pacote de viagem específico em uma agência de turismo. Ao digitar no chat do site “quero ir para a Praia dos Carneiros”, o sistema reconhece a palavra-chave “Praia dos Carneiros” e responde algo como: “Você quer viajar para a Praia dos Carneiros? Conheça nossas ofertas clicando no link abaixo”.

Como o chatbot pode ajudar a melhorar o atendimento?

Essa é apenas uma função do chatbot. Ele pode ser usado de modos diferentes e em vários sistemas de mensagem, como do Facebook e do WhatsApp. O importante é entender que, para melhorar o atendimento, ele precisa ser um meio de facilidades para o seu cliente. Em outras palavras, ele deve oferecer ajuda, como no caso do nosso exemplo.

Quando o consumidor percebe que o chatbot está ali para resolver questões pontuais e que, caso necessário, ele pode contar com um atendimento humano, fica satisfeito. Especialmente quando a empresa usa esse recurso para prestar um atendimento mais atencioso em casos de necessidades mais complexas por parte do cliente.

A seguir, apresentamos outros casos em que o chat melhora o atendimento quando. Confira!

Direciona o cliente

Ele pode ser usado no atendimento inicial para identificar a necessidade do cliente e direcioná-lo ao profissional adequado.

Capta informação

Todas as informações do atendimento ficam registradas no sistema, inclusive dados de contato do cliente. O chatbot também pode fazer perguntas para levantar informações.

Automatiza o processo

A automatização também é uma tendência nas vendas e no atendimento. Ela agiliza o processo e diminui custos de atração de leads e de relacionamento com o cliente.

Agora que você sabe o que é chatbot, fique atento ao escolher o modelo adequado para o seu negócio, pois nenhuma tecnologia isolada é capaz de solucionar todos os seus problemas. Isso significa que você deve observar o comportamento dos clientes e considerar os objetivos estratégicos da empresa ao realizar essa implantação. O sistema deve ser capaz de atender a essas metas ao mesmo tempo em que gera valor para o consumidor.

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