como reduzir as filas

Como reduzir as filas de caminhões: na indústria ou no centro de distribuição

Neste conteúdo vamos falar sobre como reduzir as filas de caminhões. Vamos abordar o tema com base nas necessidades encontradas nos pátios industriais e nos centros de distribuição, considerando a utilização de um sistema elaborado para otimizar os processos nesses espaços.

Nesses locais, a tecnologia otimiza o atendimento ao motorista, melhora a qualidade, reduz desperdícios, agiliza processos e, em consequência, aumenta a lucratividade. Por isso, o retorno dos esforços e investimentos para reduzir essas filas proporcionar um retorno extremamente compensador. Confira como é possível conseguir isso!

Os problemas enfrentados no controle de filas de caminhões

A Lei 13103/2015 estipula pagamento de diárias enquanto o carregamento não é autorizado, se o tempo de permanência dos motoristas exceder o limite previsto. Em grande parte das operações a falta de controle logístico gera prejuízos diários. Além disso, outros problemas são causados por:

  • inserção manual de dados de registro de passagem de veículos;
  • retrabalho: decorrente de erros de carregamento, excesso de carga e peso morto;
  • falta de integração de sistemas: obrigando a inserção de dados em cada um deles;
  • burocracia: em razão do excesso de controles manuais é comum que sejam adotados procedimentos complexos, na tentativa de minimizar os efeitos do monitoramento precário.

Como resultado dessas falhas, a qualidade de atendimento é reduzida e o controle fica prejudicado, abrindo, inclusive, espaço para desvios.

A redução das filas com um sistema de agendamento

Para resolver esses problemas, um sistema informatizado que permita a integração com outras aplicações — como o seu ERP, por exemplo — o lançamento de dados ocorre automaticamente ao serem importados de pedidos e notas fiscais, facilitando conferências e eliminando erros.

Além disso, é possível trabalhar com com uma programação de chegada (agendamento), que tem um impacto enorme na diminuição de filas, uma vez que permite dimensionar o trânsito a capacidade de recepção.

Além disso, dispositivos de monitoramento dos veículos também podem ser integrados de modo a permitir um rebuscado controle de localização. Isso facilita o controle de docas e até na previsão de chegada dos veículos. Com a consolidação da Logística 4.0, esses recursos tendem a se tornar cada vez eficientes e a agregar novas funcionalidades.

Outro ponto relevante é a automação e integração das balanças, o que diminui a inserção manual de dados e otimiza o processo de controle. Os ganhos de produtividade também são alcançados com funcionalidades como o de checklist do veículo o da carga.

As necessidades específicas da sua operação

A possibilidade de criar soluções específicas para os problemas enfrentados em cada caso também precisa ser considerada. Um bom exemplo é o caso do Porto de Paranaguá, no Paraná. É uma operação gigante que, segundo reportagem do Canal Rural, pretende alcançar a movimentação de 80 milhões de toneladas de grãos até 2030.

Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de operações do Porto, menciona a preocupação em verificar a qualidade dos grãos, que é controlada na entrada. No momento da triagem, uma amostra é avaliada e somente os produtos que atingem o padrão mínimo são descarregados.

Após essa avaliação é preciso controlar o fluxo de carregamento dos navios, uma vez que a velocidade de embarque é maior que a de recepção. Isso é feito por meio do controle sistêmico dos grãos armazenados em silos, que são usados para equilibrar essa defasagem.

Tenha você ou não um problema especifico para resolver, agora que você identificou como reduzir as filas com o uso de um sistema de gestão de filas, a dica é avaliar o impacto de uma implementação na sua operação.

Entre em contato e conte com ajuda da nossa equipe para avaliar os ganhos que pode alcançar.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.