dev trabalhando em seu computador

Confira 10 coisas que todo desenvolvedor já fez!

Não há dúvidas da importância da inserção da tecnologia dentro da empresa como forma de otimizar os processos, contribuir para um serviço de qualidade e demais vantagens que influenciam diretamente para o desenvolvimento do negócio.

Por este motivo, é interessante conhecer alguns fatos curiosos sobre as coisas que todo desenvolvedor (dev) já fez, tendo em vista se tratar do profissional que têm a função de criar soluções tecnológicas na companhia. Ou seja, ele tem a função de desenvolver sistemas que simplifiquem as atividades que fazem parte da rotina da organização de todas as áreas, o que é uma tarefa bastante desafiadora.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar as principais curiosidades, hábitos e rotinas de um dev. Acompanhe!

1. São expert em resolver problemas

Os indivíduos que atuam como desenvolvedores gostam de resolver problemas, e essa é uma das principais atividades do seu dia a dia, já que desafios podem surgir a qualquer momento. Um bom exemplo, é a necessidade de ter que compreender e configurar um código novo.

Dessa forma, é possível identificar a importância desses colaboradores dentro da empresa, considerando que eles entendem, executam, fazem a manutenção e tratam eventuais erros de programas, plataformas, sites e demais dispositivos que auxiliam nos serviços da instituição, tendo em vista que ele sabe mais de computadores do que qualquer pessoa comum.

2. Trazem inovações e segurança

Não tem como negar que a cada dia o mundo passa por novas transformações digitais e, nesse novo contexto, os desenvolvedores podem ser grandes parceiros, já que atuam com a tecnologia e estão sempre atualizados em relação as novidades, tendências e demais assuntos relevantes, sendo, muitas vezes, os grandes responsáveis pela inserção da inovação e modernidade nos locais onde trabalham.

Para isso, sempre buscam viver novas experiências, participam de palestras, simpósios e demais eventos sobre o assunto, estabelecem bons networks, pesquisam sobre cases de sucesso e demais alternativas que vão permitir a aplicação de boas ações e maior criatividade para superar os desafios que surgirem durante o caminho.

3. Contam com o café como fonte de energia

Pelo fato dos desenvolvedores trabalharem sem parar, eles criam um vínculo maior com o café, principalmente pelo fato de entenderem que a cafeína pode ser a fonte de energia adequada para dar aquele “gás a mais” que eles precisam pra executarem o trabalho com motivação sendo mais produtivos.

4. Uma boa playlist não pode faltar em suas rotinas

Muitos devs preferem trabalhar ouvindo as suas músicas preferidas e, por este motivo, preparam uma playlist bem legal e a coloca para tocar enquanto estão desempenhando suas funções. A rotina pode ser bastante cansativa e a música ajuda a manter a energia, tranquilidade e relaxamento, algo fundamental para executar uma boa função.

5. Os devs não limitam seu tempo de trabalho

Ser um desenvolvedor não é uma atividade simples, já que diversos trabalhos parecem que nunca vão terminar. Como forma de proporcionar um trabalho de qualidade e que realmente vá atender as demandas da empresa, muitos profissionais demoram várias horas ou, até mesmo dias para analisar com calma e tempo suficiente as situações e encontrar as melhores respostas e soluções para as necessidades apresentadas.

6. Não costumam pedir ajuda

Essa prática está diretamente ligada à forma como os profissionais aprendem a sua função, já que todo o processo conta com matérias lógicas e teóricas, que demandam muita busca por aprendizados, exercícios e pensamento, fazendo com que a maioria desses trabalhadores prefiram resolver todos os problemas sozinhos, sem solicitar qualquer tipo de ajuda.

Isso não é algo ruim, no entanto, é importante entender até que ponto é viável continuar tentando em invés de pedir auxílio a alguém para que o trabalho seja executado com eficiência.

7. A maioria preferem o trabalho Home-Office

Pelo fato dos desenvolvedores preferirem seguir as próprias regras e fórmulas, muitos optam por atuar de forma autônoma. Quando a contratação é feita por uma empresa, é importante que ela saiba apresentar bem a sua missão, a solução que deseja e demais informações relevantes, tendo em vista que o profissional tem interesse por projetos úteis.

Uma dica para deixá-los mais motivados e engajados no trabalho é informar quais desafios o contratante deseja que sejam superados. Além disso, é importante disponibilizar um local adequado para atuação, confortável e onde não haja distrações, lembrando que muitos colaboradores vão preferir trabalhar em casa por entende ser o melhor local para produzir.

8. Não costumam se distrair durante o trabalho

Muitos profissionais preferem trabalhar sozinhos. Quando isso acontece, o melhor é evitar conversar com eles, mesmo que seja para auxiliar em algum problema que eles não estejam conseguindo resolver e deixar que tomem conta da situação sozinhos. Apesar de ser uma boa intenção, é melhor esperar que solicitem auxílio caso queiram e evitar qualquer tipo de incômodo.

9. Muitos desenvolvedores são poliglotas

Nesse caso, ser poliglota não quer dizer exatamente que eles falam diversos idiomas, por exemplo, português, alemão, espanhol, inglês, francês, entro outros. Mas, sim, que eles dominam com maestrias as linguagens envolvidas no mundo da tecnologia, como Java, JavaScript, SQL, etc.

10. Apresentam uma visão holística dos processos

É primordial que um desenvolvedor tenha uma visão holística dos processos em que ele integra, tendo em vista que, caso alguma falha surgir na etapa inicial do projeto e não for identificada em tempo hábil, poderá se tornar um grande problema na fase final.

Sendo assim, é muito importante que o profissional entenda a fundo o que desenvolve. Para que isso ocorra, geralmente é feito um bom planejamento, além da execução das atividades com calma, sempre analisando a prioridade de cada processo, para só depois iniciar todo o desenvolvimento. Afinal, ele sabe que quanto mais controle tiver do seu trabalho, maior qualidade terá o serviço prestado.

 Diante disso, entender algumas coisas que todo desenvolvedor já fez é importante para conhecer uma pouco mais a respeito desses profissionais. Assim, os preparando e os qualificando para oferecerem toda segurança necessária no momento de criar soluções para o negócio.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato com a gente para que possamos esclarecê-las!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.