
Brincadeiras em Casa
Hora de aproveitar com a família!
Se você ainda não viu o post de como otimizar o seu tempo e aproveitar com as pessoas em sua casa, veja o conteúdo anterior!
Brincadeiras
1. Hora de lavar as mãos
Com essa atividade, fica simples de explicar para as crianças a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, evitando que o vírus fique em nossas mãos para a nossa contaminação e a transmissão para outras pessoas.
Passo 1: colocar no prato água e orégano.
Passo 2: colocar o dedo na água e observar o comportamento do orégano na água.
Passo 3: em seguida, passar o detergente no dedo e repetir o procedimento de colocar o dedo no prato. Observar a reação do orégano.
2. Circuito Sensorial
O objetivo é que, através do tato, eles descubram quais são os objetos.
Obs: você precisará de uma venda.
Passo 1: monte um circuito, com todos os itens espalhados no chão, sem que os outros participantes vejam os objetos e onde estão dispostos.
Passo 2: os participantes entram no local já vendados e tem que passar por todo o circuito.
Passo 3: o participante que acertar o maior número de objetos, ganha.
3. Gincana com Bexigas
Ajuda a Estimular o movimento e a agilidade.
Passo 1: escolha um ambiente com boa circulação, e em uma extremidade do ambiente deixe 5 bexigas vazias e no outro uma cadeira vazia.
Passo 2: a proposta da gincana é que o participante encha uma bexiga até um tamanho médio e amarre a bexiga. Logo em seguida ele deve ir até o outro lado do ambiente e estourar a bexiga sentando-se nela sobre a cadeira.
Passo 3: se houver espaço, a dinâmica pode ser realizada em equipes, e ganha quem estourar todas as bexigas. Caso não tenha espaço, utilize o cronômetro para ver quanto tempo cada participante levará.
4. Olhe para minhas mãos e verás quem sou!
Ter percepção adequada sobre as próprias qualidades e defeitos.
Passo 1: em uma folha de papel ou cartolina, desenhe o contorno das próprias mãos separadamente, uma ao lado da outra.
Passo 2: assim que os contornos estiverem prontos, cada um irá escrever suas principais qualidades em cada dedo da mão direita e os principais defeitos nos dedos da mão esquerda.
Passo 3: em seguida, cada um deve pensar em estratégias para desenvolver suas qualidades e diminuir seus defeitos.
Passo 4: ao final, conversem sobre as conclusões a que chegaram ao fazer a atividade e pensem em formas de se ajudarem no processo de autopercepção e autotransformação.