atendimento remoto

5 benefícios do atendimento remoto para sua empresa

Com a revolução tecnológica em andamento, muito tem se falado a respeito do atendimento remoto e de como ele pode beneficiar as empresas. Esse tipo de ferramenta pode ser utilizado para que o cliente entre em contato e tire dúvidas, bem como para o suporte técnico.

Ficou interessado pelo assunto? Então, confira o nosso post com 5 benefícios que o atendimento remoto traz para o seu negócio e veja como colocá-lo em prática.

1. Aumento da produtividade

Principalmente para as empresas que prestam serviço técnico, o atendimento remoto é essencial para o aumento da produtividade. Dessa maneira, o colaborador não perde tempo com deslocamento indo até a casa do cliente e pode resolver boa parte dos problemas a distância.

Além disso, caso o deslocamento seja realmente necessário, o funcionário já vai mais direcionado, conhecendo com mais detalhes os problemas que estão afetando o cliente e, portanto, com ferramentas mais adequadas, diminuindo a necessidade de retornos.

2. Melhora da mobilidade

Principalmente para as empresas que estão sediadas nos grandes centros e que sofrem com trânsito intenso, enchentes, greves no setor de transportes e outros imprevistos, o atendimento remoto é essencial para melhorar a mobilidade da prestação de serviços.

Isso porque os colaboradores podem acessar os softwares de qualquer lugar, inclusive de casa e, com isso, não interrompem o trabalho. Aliás, o home office tem ganhado bastante espaço uma vez que as empresas de atendimento estão investindo cada vez mais em tecnologia e conhecendo os benefícios do acesso remoto.

3. Diminuição dos gargalos de atendimento

Sim, o atendimento remoto é capaz de diminuir os gargalos de atendimento e, com isso, melhorar o tempo médio de espera. Mas como? Um bom software que permita o acesso remoto dos colaboradores também é capaz de monitorar as atividades e otimizar os processos.

O seu funcionário tem todas as informações de que ele precisa ali mesmo, a um clique de distância, e não é necessário consultar o tempo inteiro outra pessoa, fazendo ligações e deixando o cliente em espera. Logo, além de esse benefício impactar positivamente a produtividade, diminui as filas de espera e, consequentemente, melhora a qualidade do atendimento e o relacionamento com o cliente.

4. Aumento da satisfação dos colaboradores

A felicidade do seu funcionário é essencial para a prestação de um bom serviço, principalmente quando diz respeito ao atendimento. E o acesso remoto é responsável por melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse e, consequentemente, promover uma fidelização à empresa.

E você sabe quais são os benefícios disso, além das chances de ele desempenhar suas funções com mais zelo e qualidade? O processo de substituição de um funcionário costuma ser longo e burocrático. Empresas relatam cerca de 2 semanas entre a entrega da documentação e o efetivo início no trabalho — isso sem levar em consideração todo o processo de seleção.

Sendo assim, investir na qualidade dos processos internos e em um bom ambiente corporativo é uma das maneiras de diminuir a rotatividade de trabalhadores e, com isso, não ter um impacto negativo de produtividade e nem gastos desnecessários.

5. Diminuição dos custos

Nós já citamos, ao longo deste post, diversos pontos em que o atendimento remoto ajuda a diminuir os custos, certo? Se o colaborador não precisa se deslocar até a casa do cliente, a empresa diminui gastos com manutenção de veículos, seguro e combustível.

Também citamos a diminuição da rotatividade como um importante ponto de economia. Outro dado que é essencial ter em mente é a economia com a manutenção de um espaço que comporte toda a equipe. Mesmo que você não tenha como colocar toda a sua empresa trabalhando remotamente, os seus custos fixos reduzirão drasticamente.

Você pode economizar com o aluguel, diminuindo o tamanho do escritório, com a luz, com a internet, com o IPTU, com a manutenção e com a compra de móveis. Ou seja, o atendimento remoto traz benefícios de todas as ordens para o seu negócio.

No entanto, se você ainda não sabe como colocá-lo em prática, não tem problema. Faça uma análise cuidadosa da cultura empresarial, invista em tecnologia, como bons softwares que permitam a migração para o atendimento remoto, e fique atento aos detalhes.

E se você gostou do nosso texto, leia também o que escrevemos sobre como reduzir o tempo de espera em 8 passos. Vamos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.