
Sistema de tickets: 6 maneiras por meio das quais ele ajuda na condução dos clientes
Oferecer aos clientes uma experiência positiva desde o primeiro contato com a empresa é um dos principais objetivos das marcas nos dias de hoje. Com um público cada vez mais exigente e seletivo, as companhias têm o desafio de unir agilidade, precisão e qualidade no relacionamento com os consumidores. Um grande aliado nesse processo é o sistema de tickets.
Por meio desse recurso tecnológico, as empresas conseguem conduzir, de forma estratégica, a experiência dos clientes. Ao adotar um bom sistema de tickets em sua operação, é possível agilizar o atendimento prestado e desafogar a equipe de suporte.
Para entender melhor como funciona o sistema de tickets e como esse recurso ajuda na condução dos clientes do seu negócio, continue lendo este artigo e esclareça as principais dúvidas sobre essa parceria de sucesso.
Qual o papel do sistema de tickets?
De uma forma bem resumida, podemos dizer que o papel do sistema de tickets é coletar todas as solicitações de atendimento enviadas pelos clientes e organizá-las em um único meio. Com essa centralização dos dados, é possível elevar o nível do relacionamento entre o consumidor e a empresa, pois todo o processo de comunicação se tornará mais prático, rápido e eficaz.
O cliente tem a liberdade de selecionar o canal de atendimento mais cômodo para ele, enquanto a empresa tem todas essas informações centralizadas e atualizadas em um só lugar, sem repetições e incompatibilidades. A seguir, vamos mostrar 6 maneiras por meio das quais o sistema de tickets ajuda na condução dos clientes.
1. Realiza e recebe chamadas
Mesmo com o surgimento de novos canais de comunicação, muitos clientes preferem entrar em contato com as empresas via telefone. Por isso, o sistema de tickets está pronto para conduzir os consumidores que optarem por esse meio.
A cada nova ligação recebida, um ticket é gerado de forma automática pelo sistema. Assim, o operador conseguirá realizar um atendimento mais rápido e dinâmico. A realização de chamadas pode ser feita por meio de tickets gerados anteriormente, de modo que o operador precisa entrar em contato com o cliente, mas já conhecerá a sua preferência pelas ligações telefônicas.
2. Envia e recebe e-mails
Seguro, prático e discreto, o e-mail continua sendo um dos principais canais de comunicação utilizados pelos clientes. As empresas que adotam um bom sistema de tickets também conseguem conduzir, com excelência, os consumidores via e-mail. Isso porque tanto o envio quanto o recebimento das mensagens ficam centralizados no sistema.
Além do ganho de tempo e da praticidade gerada, essa integração permite que o operador relacione todos os tickets existentes no perfil do cliente e consulte as informações para que o atendimento seja o mais personalizado possível.
3. Cria e gerencia formulários
Sabe os formulários presentes em sites e landing pages? Eles também podem ser integrados ao sistema de tickets para a condução dos clientes. Quando o usuário responde um formulário, automaticamente, as informações são salvas na plataforma. Os atendentes respondem diretamente pelo sistema e o cliente recebe a resposta em seu e-mail cadastrado. Praticidade total!
4. Controla o prazo de solução via SLA
Quem atua na área de atendimento sabe a importância que é ter um bom SLA (sigla para Service Level Agreement). Esse recurso está relacionado com o acordo entre cliente e empresa sobre o prazo para solucionar uma demanda em aberto. Com um sistema de tickets de qualidade, as companhias conseguem controlar com eficácia tanto o SLA de conclusão quanto o de resposta.
A indicação do término do acordo aparece no ticket de cada atendimento. Assim, o operador poderá se organizar para realizar as suas atividades diárias e cumprir os prazos já estabelecidos com os clientes.
5. Melhora a produtividade da equipe
Vimos, até aqui, que o sistema de tickets preza pela integração, pela agilidade e pela praticidade na condução dos clientes. Com esses recursos à disposição, a sua equipe ficará muito mais motivada no dia a dia. Além disso, ao trabalhar com ferramentas de qualidade, o time conseguirá ser mais produtivo e eficaz em suas resoluções, agradando aos gestores e, principalmente, aos clientes.
6. Faz análises em tempo real
Por fim, uma das maneiras pelas quais o sistema de tickets ajuda na condução dos consumidores tem a ver com as análises contínuas realizadas pela plataforma. Os gestores conseguem monitorar toda a movimentação de atendimento da equipe, do operacional ao gerencial. Além disso, boas plataformas disponibilizam gráficos e relatórios atualizados sobre o desempenho da operação.
Reunimos, neste artigo, 6 maneiras de utilizar o sistema de tickets na condução dos clientes. Se você gostou das dicas e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre essa área, assine, agora mesmo, a nossa newsletter.