inteligência artificial no atendimento

Como a Inteligência Artificial ajuda o atendimento ao cliente? Confira 7 vantagens

A inteligência artificial no atendimento é cada vez mais presente e acessível para empresas dos mais variados portes. Segundo levantou o IT Forum 365, estudos da Oracle apontam que 8 entre 10 empresas usarão inteligência artificial (IA) no atendimento ainda em 2020.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre isso, uma boa forma de observar esse processo é compará-lo com o surgimento dos computadores pessoais. Basta consultar qualquer pessoa que acompanhou as mudanças do final do século passado para saber que, quando eles se deram conta, os PCs estavam espalhados por todas as empresas e em várias residências.

Por isso, para não ficar para trás o melhor é se manter informado. Confira as vantagens que relacionamos nesse post sobre como usar a inteligência artificial no atendimento. Boa leitura!

1. Informação processada e analisada em escala

Nesse processo de avanço tecnológico, a integração de sistemas já permite acesso fácil e em tempo real à informações. Algumas delas são faturamento, taxa de conversão, de satisfação do consumidor, o custo de aquisição de clientes e vários outros indicadores.

Contudo, o universo de dados disponíveis para serem interpretados é enorme. Redes sociais, aplicativos diversos e o ambiente digital como um todo oferecem mais informações do que podemos processar.

Nesse contexto, a inteligência artificial já é capaz de coletar, tratar e analisar dados para fornecer informações para tomada de decisão, insights e, ainda, prever cenários futuros.

2. Automação para além do elementar

A IA eleva o nível e humaniza automação, pois é capaz de interpretar o contexto das interações humanas. Desse modo, um chatbot que use a interpretação facial combinada com a inteligência artificial, por exemplo, pode reconhecer e interpretar emoções com base na comparação de expressões humanas.

3. Personalização do atendimento

O atendimento personalizado é um dos aspectos mais importantes na melhora da satisfação dos clientes e, ao mesmo tempo, um desafio. Afinal, não é fácil desenhar processos de atendimento que sejam ágeis e, ao mesmo tempo, personalizados.

A inteligência artificial resolve esse problema porque é capaz de identificar exceções e responder de acordo com elas.

4. Uso combinado com outras tecnologias

O atendimento 4.0 se caracteriza pelo uso combinado de várias tecnologias. Nesta postagem, você já conheceu o efeito da combinação do reconhecimento facial com a IA. Do mesmo modo, ela é usada em combinação com outras funcionalidades como, por exemplo:

  • sensores de IoT, para levantar dados de consumo;
  • nas várias tecnologias utilizadas em análise de dados;
  • realidade aumentada;
  • com a blockchain;
  • e amplamente nas plataformas digitais.

5. Foco mais estratégico dos profissionais de atendimento

Em razão do alto nível de automação, a inteligência artificial permite que os colaboradores trabalhem mais focados em problemas difíceis de resolver, enquanto a IA resolve rapidamente os mais corriqueiros.

6. Diminuição de custos

A automação também reduz os custos, mas a IA vai mais longe ao oferecer informações e insights que otimizam processos.

7. Experiência do cliente mais positiva

Manter os clientes satisfeitos é um desafio comum às empresas. E isso pode ser facilitado pela IA já que, com o seu uso, o atendimento é imediato e oferece autonomia aos clientes por meio do autoatendimento.

Sendo assim, podemos concluir que a inteligência artificial no atendimento é mais do que uma tendência. Logo ela será um recurso indispensável para manter o negócio no mercado. Por isso, é a hora de se preparar!

Entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções. Você contará com uma equipe especializada e comprometida em ajudar a estruturar o seu negócio para o futuro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.