
Veja os impactos da transformação digital no atendimento ao cliente!
Você pode pensar na transformação digital apenas como um processo de adoção de novas tecnologias pelas empresas, que assim passam a oferecer soluções digitais para os seus clientes, como agendamentos online, contratos com assinatura digital, compras feitas eletronicamente pela internet, e assim por diante.
Na verdade, é assim que a maioria das pessoas define esse fenômeno. No entanto, ela também é um acontecimento social. Afinal, o processo de transformação digital não implica consumidores conectados? Não é a sociedade toda que está se transformando digitalmente?
O fato é que, nesse cenário de mudanças e muitas inovações, cheio de incertezas, que as trocas comerciais ocorrem. Entender e dominar essa transformação pode garantir o sucesso ou o fracasso de muitas empresas no futuro próximo.
Por isso, confira os detalhes essenciais e mais impactantes que separamos para você — especialmente sobre atendimento. Continue a leitura!
O cenário da transformação digital
Você, certamente, já ouviu os termos “Revolução 4.0” ou “4ª Revolução Industrial”. O momento atual é histórico, e marca, principalmente, um novo modo de coletar, tratar e compartilhar informação. É com base em dados disponíveis nas redes sociais, nos sistemas internos e em pesquisas que as mudanças estão ocorrendo.
Em um contexto de alta competitividade, as empresas buscam se diferenciar com a oferta de um atendimento personalizado, capaz de atender às necessidades específicas dos consumidores — é justamente para isso que elas mais precisam de informação.
Ao mesmo tempo, as pessoas se preocupam com a privacidade e esperam sigilo em relação aos seus dados — os mesmos que são necessários para conhecer essas demandas particulares e supri-las, o que caracteriza um importante desafio.
A transformação digital e o relacionamento
O fato é que a transformação digital está mudando a forma como nos relacionamos com os clientes. Eles também têm acesso a uma quantidade enorme de informação, o que gera maior autonomia e dá mais poder aos consumidores.
Eles pesquisam sobre produtos e trocam opiniões sobre experiências de compra, qualidade de atendimento e sobre a eficiência da solução que recebem. Isso aumenta a importância do relacionamento, porque torna todos eles influenciadores em potencial, que podem ajudar a divulgar o negócio, assim como podem fazer propaganda negativa.
As novas tecnologias da transformação digital
Um dos aspectos-chave dessa mudança, é que todos esses detalhes somados — a digitalização das empresas, a necessidade de informação, a busca pela personalização, a preocupação com a privacidade e o poder do consumidor — criam a necessidade de elaborar modelos que permitam escalar o negócio, ao mesmo tempo em que são entregues soluções personalizadas.
O único modo de conseguir resolver essa equação é com o uso humanizado e estruturado das tecnologias, que são, ao mesmo tempo, as impulsionadoras do processo de mudança e a solução para os problemas que ele gera.
É fundamental que os novos recursos tecnológicos sejam adotados para otimizar processos, aumentar a eficiência, diminuir custos, automatizar interações, escalar o negócio e praticar relacionamentos encantadores.
Por fim, voltamos ao que mencionamos desde o início sobre transformação digital — que ela é uma mudança na forma como usamos os dados, disponíveis em grandes volumes e em vários meios. Eles geram a informação necessária à empresa do futuro. Ele já chegou para você?
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