transformação digital

Veja os impactos da transformação digital no atendimento ao cliente!

Você pode pensar na transformação digital apenas como um processo de adoção de novas tecnologias pelas empresas, que assim passam a oferecer soluções digitais para os seus clientes, como agendamentos online, contratos com assinatura digital, compras feitas eletronicamente pela internet, e assim por diante.

Na verdade, é assim que a maioria das pessoas define esse fenômeno. No entanto, ela também é um acontecimento social. Afinal, o processo de transformação digital não implica consumidores conectados? Não é a sociedade toda que está se transformando digitalmente?

O fato é que, nesse cenário de mudanças e muitas inovações, cheio de incertezas, que as trocas comerciais ocorrem. Entender e dominar essa transformação pode garantir o sucesso ou o fracasso de muitas empresas no futuro próximo.

Por isso, confira os detalhes essenciais e mais impactantes que separamos para você — especialmente sobre atendimento. Continue a leitura!

O cenário da transformação digital

Você, certamente, já ouviu os termos “Revolução 4.0” ou “4ª Revolução Industrial”. O momento atual é histórico, e marca, principalmente, um novo modo de coletar, tratar e compartilhar informação. É com base em dados disponíveis nas redes sociais, nos sistemas internos e em pesquisas que as mudanças estão ocorrendo.

Em um contexto de alta competitividade, as empresas buscam se diferenciar com a oferta de um atendimento personalizado, capaz de atender às necessidades específicas dos consumidores — é justamente para isso que elas mais precisam de informação.

Ao mesmo tempo, as pessoas se preocupam com a privacidade e esperam sigilo em relação aos seus dados — os mesmos que são necessários para conhecer essas demandas particulares e supri-las, o que caracteriza um importante desafio.

A transformação digital e o relacionamento

O fato é que a transformação digital está mudando a forma como nos relacionamos com os clientes. Eles também têm acesso a uma quantidade enorme de informação, o que gera maior autonomia e dá mais poder aos consumidores.

Eles pesquisam sobre produtos e trocam opiniões sobre experiências de compra, qualidade de atendimento e sobre a eficiência da solução que recebem. Isso aumenta a importância do relacionamento, porque torna todos eles influenciadores em potencial, que podem ajudar a divulgar o negócio, assim como podem fazer propaganda negativa.

As novas tecnologias da transformação digital

Um dos aspectos-chave dessa mudança, é que todos esses detalhes somados — a digitalização das empresas, a necessidade de informação, a busca pela personalização, a preocupação com a privacidade e o poder do consumidor — criam a necessidade de elaborar modelos que permitam escalar o negócio, ao mesmo tempo em que são entregues soluções personalizadas.

O único modo de conseguir resolver essa equação é com o uso humanizado e estruturado das tecnologias, que são, ao mesmo tempo, as impulsionadoras do processo de mudança e a solução para os problemas que ele gera.

É fundamental que os novos recursos tecnológicos sejam adotados para otimizar processos, aumentar a eficiência, diminuir custos, automatizar interações, escalar o negócio e praticar relacionamentos encantadores.

Por fim, voltamos ao que mencionamos desde o início sobre transformação digital — que ela é uma mudança na forma como usamos os dados, disponíveis em grandes volumes e em vários meios. Eles geram a informação necessária à empresa do futuro. Ele já chegou para você?

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