
Saiba as vantagens da consultoria de atendimento ao cliente
Uma boa consultoria de atendimento tende a diminuir custos e a ampliar resultados em vários aspectos. No entanto, muitas empresas brasileiras concentram a adoção desse serviço nos setores financeiro e fiscal, que não são os únicos nos quais os resultados aparecem.
O retorno sobre os investimentos em consultoria pode ser bastante significativo em alguns casos e, dificilmente, fica abaixo das expectativas. Por isso, conheça os detalhes e verifique se é o momento de contar com esse serviço. Boa leitura!
O que faz uma consultoria de atendimento?
Uma consultoria de atendimento ao cliente aplica um processo de melhoria do setor que é desenvolvido com base em uma metodologia. Normalmente, ela envolve a aplicação de um diagnóstico da situação, seguido de um plano de correção dos problemas identificados, bem como do aproveitamento das oportunidades percebidas.
Quando adotá-la?
A consultoria pode ser adotada sempre que a empresa perceber que uma ajuda externa pode facilitar a percepção de deficiências, quando forem necessárias capacitações e treinamentos ou quando o empreendedor desejar ajuda para se adequar às tendências do mercado, como o autoatendimento e o omnichannel.
Ao contrário do que muitos imaginam, uma consultoria não serve apenas para resolver situações difíceis e, muitas vezes, nem é indicada nesses casos. O melhor momento de contratação é quando o objetivo de melhorar processos e resultados está entre as prioridades.
Quais são as vantagens de aplicar uma consultoria de atendimento?
As vantagens da aplicação de uma consultoria na área de atendimento variam de acordo com cada caso, dependendo da maturidade do negócio, da metodologia aplicada e dos objetivos pretendidos.
Uma consultoria pode ser contratada para projetos específicos, como o desenvolvimento de um planejamento de atendimento, o que gera resultados igualmente específicos. No entanto, um projeto mais abrangente costuma proporcionar benefícios frequentes, os quais listamos abaixo para você.
Aumento da produtividade
A melhora da produtividade costuma ser o ganho mais identificado em um processo de consultoria, pois desenvolve um processo de otimização e sugere sistemas mais práticos e efetivos.
Melhora da competitividade
Quando levada a um alto nível de excelência, a qualidade de atendimento favorece a reputação da empresa junto aos clientes e a preferência deles pela organização.
Desenvolvimento do processo de atendimento
É muito comum que alguns dos procedimentos de atendimento gerem retrabalho e burocracias desnecessárias, o que é revisto pela consultoria.
Melhora do índice de satisfação dos clientes
Com a melhora dos processos e da eficiência, o cliente fica mais contente com o atendimento que recebe, o que eleva a sua satisfação. Além disso, o consultor aborda os problemas da empresa com uma visão de quem olha de fora, o que ajuda no levantamento da percepção do cliente sobre os serviços e produtos.
Aprimoramento do processo de tomada de decisão
A consultoria também trabalha o fluxo de informações e levanta indicadores de desempenho, o que fornece dados mais precisos, que facilitam a tomada de decisão.
Melhora do relacionamento com os clientes
A melhora do relacionamento também é resultado de mais informação sobre o cliente e da melhora geral da eficiência. Ao mesmo tempo, a consultoria também pode ser direcionada de forma mais específica para aprimorar o relacionamento, se essa for uma prioridade da empresa.
Identificação e correção dos pontos fracos
As metodologias de consultoria partem de diagnósticos prévios que identificam os problemas de atendimento. Com base nesse levantamento, são propostas soluções e é oferecido um acompanhamento das ações de melhoria.
Auxílio para a modernização da empresa
Outros aspectos fundamentais são o conhecimento e a experiência de consultores na modernização do negócio, afinal, essa é uma função da consultoria. Isso faz com que novas tecnologias sejam adotadas e, principalmente, mais bem aproveitadas.
No contexto do que mencionamos nesta postagem, não podemos encerrar sem tratar da importância de um sistema de atendimento como ferramenta para o consultor. Ele permite uma visão mais precisa do negócio e oferece recursos que a consultoria de atendimento ajuda a potencializar como vantagem competitiva.
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