
7 benefícios de se investir em software de logística
Para relacionar os benefícios dos software de logística é preciso considerar a complexidade dessa atividade, que consiste na gestão de recursos materiais, financeiros, humanos e de informações que envolvam a movimentação de itens, produtos e equipes necessárias à operação da empresa.
Os software de logística ajudam no registro e no controle de cada um dos procedimentos e tarefas envolvidas nesses objetivos e assumem um papel de grande importância no momento atual. Afinal, a Logística 4.0 promete grandes transformações com o uso de recursos, como sensores de radiofrequência, inteligência artificial e de veículos autônomos para entrega de produtos.
Para se adequar a essas mudanças é preciso estruturar a empresa, o que cria a demanda por um bom sistema. Contudo, independentemente de ser uma necessidade, as maiores motivações estão presentes nos benefícios. Neste post, confira 7 deles!
1. Processos mais simples
Não se trata de uma exclusividade dos sistemas de logística, pois todo bom sistema melhora a eficiência no controle e, como resultado, é possível simplificar e agilizar vários procedimentos, por exemplo, o uso de sistemas de GPS para facilitar o mapeamento de entregas e definição de rotas.
2. Custos menores
A redução de custos é inevitável com a implantação de um sistema. Rotas mais otimizadas, planos mais racionalizados, sempre com base em dados e estimativas geradas no sistema, bem como a facilidade de cotações e melhor comunicação com fornecedores, são exemplos de aspectos que ajudam na diminuição de gastos.
3. Maior produtividade
Com a adoção de práticas automatizadas e a simplificação dos processos, a mesma equipe consegue executar um número maior de tarefas e procedimentos. Esse ganho pode ser usado para dar suporte a um período de crescimento da empresa, para enxugar o time ou para que os colaboradores possam focar em atividades mais estratégicas.
4. Maior segurança
O improviso não combina com a segurança e, ao substituir planilhas e outros arquivos vulneráveis, o sistema protege os dados e garante a privacidade de parceiros e clientes — atualmente, esse é um aspecto fundamental na satisfação do cliente.
5. Melhora da satisfação do cliente
Não é apenas a garantia de segurança que satisfaz o consumidor. Ao melhorar a qualidade, a agilidade e a eficiência dos processos de logística a empresa consegue com que o cliente tenha uma melhor percepção de um bom atendimento, o que contribui para o relacionamento e a fidelização.
6. Diminuição de erros
Com a melhora do controle, a simplificação e a automação, a incidência de erros é significativamente menor. Essa diminuição é particularmente maior nos processos que são totalmente automatizados, mas ocorrem até mesmo no lançamento de dados, que são checados pelo sistema em muitas situações.
7. Melhora na tomada de decisão
A melhora na tomada de decisão é bastante evidente e impactante, inclusive em termos de retorno sobre o investimento no sistema. Com informação de qualidade, disponível em tempo real e de fácil consulta, acesso e compartilhamento, os líderes têm mais subsídio para decidir de forma mais acertada.
Para concluir, note que, além de serem fundamentais para estruturar a empresa e, desse modo, favorecê-la diante das mudanças em curso — como comentamos na introdução —, os softwares de logística também são imprescindíveis para manter a competitividade do negócio. É preciso responder com o máximo de agilidade na movimentação de produtos para corresponder às expectativas do mundo digitalizado.
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