7 benefícios de se investir em software de logística

Para relacionar os benefícios dos software de logística é preciso considerar a complexidade dessa atividade, que consiste na gestão de recursos materiais, financeiros, humanos e de informações que envolvam a movimentação de itens, produtos e equipes necessárias à operação da empresa.

Os software de logística ajudam no registro e no controle de cada um dos procedimentos e tarefas envolvidas nesses objetivos e assumem um papel de grande importância no momento atual. Afinal, a Logística 4.0 promete grandes transformações com o uso de recursos, como sensores de radiofrequência, inteligência artificial e de veículos autônomos para entrega de produtos.

Para se adequar a essas mudanças é preciso estruturar a empresa, o que cria a demanda por um bom sistema. Contudo, independentemente de ser uma necessidade, as maiores motivações estão presentes nos benefícios. Neste post, confira 7 deles!

1. Processos mais simples

Não se trata de uma exclusividade dos sistemas de logística, pois todo bom sistema melhora a eficiência no controle e, como resultado, é possível simplificar e agilizar vários procedimentos, por exemplo, o uso de sistemas de GPS para facilitar o mapeamento de entregas e definição de rotas.

2. Custos menores

A redução de custos é inevitável com a implantação de um sistema. Rotas mais otimizadas, planos mais racionalizados, sempre com base em dados e estimativas geradas no sistema, bem como a facilidade de cotações e melhor comunicação com fornecedores, são exemplos de aspectos que ajudam na diminuição de gastos.

3. Maior produtividade

Com a adoção de práticas automatizadas e a simplificação dos processos, a mesma equipe consegue executar um número maior de tarefas e procedimentos. Esse ganho pode ser usado para dar suporte a um período de crescimento da empresa, para enxugar o time ou para que os colaboradores possam focar em atividades mais estratégicas.

4. Maior segurança

O improviso não combina com a segurança e, ao substituir planilhas e outros arquivos vulneráveis, o sistema protege os dados e garante a privacidade de parceiros e clientes — atualmente, esse é um aspecto fundamental na satisfação do cliente.

5. Melhora da satisfação do cliente

Não é apenas a garantia de segurança que satisfaz o consumidor. Ao melhorar a qualidade, a agilidade e a eficiência dos processos de logística a empresa consegue com que o cliente tenha uma melhor percepção de um bom atendimento, o que contribui para o relacionamento e a fidelização.

6. Diminuição de erros

Com a melhora do controle, a simplificação e a automação, a incidência de erros é significativamente menor. Essa diminuição é particularmente maior nos processos que são totalmente automatizados, mas ocorrem até mesmo no lançamento de dados, que são checados pelo sistema em muitas situações.

7. Melhora na tomada de decisão

A melhora na tomada de decisão é bastante evidente e impactante, inclusive em termos de retorno sobre o investimento no sistema. Com informação de qualidade, disponível em tempo real e de fácil consulta, acesso e compartilhamento, os líderes têm mais subsídio para decidir de forma mais acertada.

Para concluir, note que, além de serem fundamentais para estruturar a empresa e, desse modo, favorecê-la diante das mudanças em curso — como comentamos na introdução —, os softwares de logística também são imprescindíveis para manter a competitividade do negócio. É preciso responder com o máximo de agilidade na movimentação de produtos para corresponder às expectativas do mundo digitalizado.

Agora, se o conteúdo foi útil, que tal dividi-lo com sua rede de contatos ao compartilhá-lo nas suas redes preferidas?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.