
Logística 4.0: reduza custos e aumente a satisfação!
Já ouviu falar da logística 4.0? Para quem ainda não sabe, esse é um termo utilizado para representar uma nova fase da logística no mundo — uma evolução em que há mais conexão, velocidade e ganho de eficiência no processo.
Hoje, vamos mostrar como a logística 4.0 pode ser utilizada para trazer ainda mais automação e agilidade ao fluxo de transportes. Afinal, essa nova fase acompanha toda a onda de revolução que a indústria 4.0 vem trazendo para a vida das pessoas e a rotina das empresas.
Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando a leitura conosco para entender melhor o que esse universo promete e como funciona!
Como a logística 4.0 funciona?
Assim como a própria indústria 4.0, a logística 4.0 determina que será preciso fazer um investimento em tecnologia para conseguir aumentar o seu espaço no mercado. Sendo assim, é preciso olhar para novas práticas que ajudam a aumentar a eficiência e o diferencial competitivo da marca.
Estamos falando, principalmente, do desenvolvimento de equipes e de processos que sejam altamente analíticos, com a adoção de tecnologias baseadas em Big Data, cloud computing e também IoT, a famosa Internet das Coisas.
Afinal, se antes era comum a prática de acumular um grande estoque de produtos, hoje, é preciso aplicar uma gestão de estoque que seja inteligente. Deu para perceber como a logística 4.0 é um convite para repensar as práticas a fim de manter o negócio firme e relevante no mercado, certo?
Quais ferramentas da logística 4.0 podem ser úteis para a gestão de transportes?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a logística 4.0, falaremos sobre algumas das suas ferramentas e de como podem ajudar na gestão de transportes.
Software de monitoramento em tempo real
Uma das ferramentas mais eficientes da logística 4.0 é o famoso TMS (Software de Gestão de Transportes), que nada mais é do que uma aplicação de monitoramento. Com esse recurso, será possível entender melhor as informações geradas durante as operações, além de monitorar tudo o que está acontecendo.
Dessa forma, fica muito mais fácil entender os gargalos e as otimizações que precisam ser realizadas, auxiliando no processo de tomada de decisão.
Planejamento estruturado
Não é só de tecnologia que a logística 4.0 é feita. Ela também exige um bom planejamento, olhando sempre para o todo: custos, faturamento, número médio de fretes, dentre outras informações e dados que são importantes em toda a cadeia de suprimentos.
Aliás, o planejamento só funcionará se a empresa assumir, de fato, a cultura de gestão baseada em dados, que são os melhores insumos que podem alimentar toda a inteligência da sua operação.
Por isso, é importante saber e iniciar a prática de analisar relatórios da operação e fazer correções em tempo real.
Terminais de Auto-Atendimento aos Motoristas
Por fim, a logística 4.0 fornece recursos para fazer um monitoramento em tempo real na gestão de pátios das fábricas e centro de distribuição. Um dos equipamentos que estão sendo mais utilizados são os terminais de auto-atendimento para motorista, mais conhecido como totem de check-in para motoristas.
Neste terminal é possível o motorista efetuar o cadastro por meio de biometria, e marcar sua presença para que um operador logístico possa fazer a chamada dele para entrar na fábrica. Dessa forma, o armazém e o time de docas irá conseguir se planejar melhor nos carregamentos e descarregamentos, e analisar cada frota em relação ao seu desempenho, tanto relativo ao tempo de espera, quanto a outras questões, como a média de permanência na fábrica.
Tenha em mente que, por mais que a logística 4.0 traga toda uma abordagem tecnológica, será preciso da ajuda do capital humano para o seu funcionamento, principalmente dos motoristas, que são a chave mais importante para que a cadeia de entregas funcione com agilidade, transparência e com os melhores atendimento e experiência do consumidor.
Por isso, é importante que esses profissionais se sintam valorizados, de modo que entendam que são grandes parceiros nessa empreitada.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!