Terminal de autoatendimento é tendência para fisgar clientes!

Fornecer um bom atendimento ao cliente é mais do que uma obrigação para os negócios — já virou uma questão de sobrevivência nos tempos atuais, em que o consumidor está cada dia mais exigente. Hoje, vamos falar de uma ferramenta que pode ajudar a cumprir muito bem esse objetivo: o terminal de autoatendimento.

Para quem não sabe, estamos falando de um recurso físico, uma máquina em que os clientes podem solicitar o atendimento da empresa de forma ágil, rápida e de maneira self service, ou seja, por si só. Com o terminal de autoatendimento, não há a necessidade de ter que pegar a tradicional fila de atendimento, que muitas vezes, é bem longa e demorada.

Continue acompanhando a leitura conosco para entender melhor como funciona um terminal de autoatendimento, bem como para saber quais são algumas das suas vantagens! Confira!

Como funciona um terminal de autoatendimento?

A presença dos terminais de autoatendimento é cada vez mais comum em alguns estabelecimentos comerciais (shoppings, estacionamentos, restaurantes, dentre outros). Agora, você deve estar se perguntando como esse equipamento funciona, não é mesmo?

De forma simplista, podemos dizer que basta o cliente chegar ao terminal, analisar as possibilidades que são oferecidas, escolher a opção que está procurando e seguir as orientações da máquina. 

Porém, é óbvio que não existe um caminho igual para todos. Dependendo do tipo de negócio, a sua utilização pode mudar bastante, pois há infinitas possibilidades de aplicações que podem ser usadas.

Vamos trazer, aqui, o que todos eles têm de similaridade para você ter noção de como é o seu funcionamento:

  • o atendimento depende da interação do cliente com o software instalado na máquina;
  • um bom terminal de atendimento também deve oferecer uma boa relação com os clientes, apesar de ser uma máquina;
  • no geral, a tela é sensível ao toque, permitindo que o cliente escolha o que fazer de maneira rápida e intuitiva;
  • alguns terminais contam com um teclado de navegação para facilitar essa interação;
  • muitos terminais utilizam uma impressora térmica para imprimir tickets, senhas e comprovantes de pagamento;
  • a ideia é que tudo seja muito simples e prático, bastando apenas selecionar a ação a ser realizada e aguardar a resposta do terminal.

Por que optar pela utilização do terminal de autoatendimento?

Agora que você já sabe mais detalhes sobre como funciona um terminal de autoatendimento, vamos trazer aqui algumas das vantagens que esse tipo de recurso gera para a empresa. Veja só!

Melhora a experiência do cliente

A primeira vantagem é nada mais, nada menos do que a melhoria na experiência do cliente, algo que é muito importante nos dias de hoje. O terminal de autoatendimento proporciona mais agilidade no atendimento ao cliente, reduzindo filas de espera.

Estamos em um momento em que cada vez mais o tempo é algo precioso para as pessoas. A rotina está tão corrida que ninguém quer perder tempo. Por isso, oferecer um terminal de autoatendimento ajuda o cliente a ver o negócio com bons olhos, pois ele saberá que não gastará um tempo desnecessário na resolução da questão que precisa resolver.

Pode parecer apenas um detalhe, mas isso faz com que as chances de o consumidor avaliar a sua experiência com a empresa como satisfatória sejam grandes.

Reduz custos

Outra vantagem, que toda empresa sempre buscará a todo tempo, está na redução de custos. Afinal um terminal pode otimizar muito o atendimento, trazendo uma realidade em que é possível realizar um maior número de atendimentos em um certo espaço de tempo.

Quando comparamos essa performance com o atendimento, é inegável a agilidade do autoatendimento. Se você colocar todos os custos na ponta do lápis, o valor do investimento inicial com o terminal pode até ser maior, mas no longo prazo, o custo-benefício será bem maior do que contratar mais funcionários, por exemplo.

Então, antes de pensar se a questão da aquisição do terminal de autoatendimento está com um preço elevado, é bom fazer as contas do quanto a empresa economizará ao longo dos meses.

Aumenta as vendas

Outro ponto forte está na possibilidade do aumento das vendas. Afinal, não é novidade que as filas enormes acabam assustando os clientes e, muitas vezes, afastando-os da possibilidade de comprar algo novo. Então, sem dúvida alguma, indiretamente, o terminal de autoatendimento ajuda a aumentar as vendas.

Isso porque os consumidores sempre saberão que não enfrentarão uma situação de espera muito grande nas filas. Isso faz com que tomem a decisão de realizar compras nos estabelecimentos da empresa sem hesitação.

Traz mais segurança para o pagamento

Muitos ainda não sabem, mas o terminal de autoatendimento também traz mais segurança para o pagamento. Os software utilizados nas máquinas são plenamente confiáveis, inclusive, são aprovados pelas operadoras de cartão de crédito e débito.

Ou seja, em tempos em que todos desconfiam de golpes e fraudes, com o terminal, é possível atestar que a sua empresa oferece uma segurança no pagamento com o cartão de crédito, algo que gera uma certa resistência por parte dos consumidores.

É de fácil utilização

Por fim, trazemos, aqui, que o terminal de autoatendimento é de fácil utilização. Conforme já falamos em pontos anteriores, há a possibilidade de utilizar diversas aplicações que guiam o cliente em relação ao seu objetivo final.

Podemos dizer que a grande maioria dessas aplicações foi desenhada para dar agilidade ao processo de atendimento. Além disso, como a tendência é de que as telas sejam touch screen, esse recurso deixa tudo mais fácil e intuitivo para o cliente.

Pensando, ainda, na experiência do cliente, o terminal de autoatendimento é tão fácil de usar que essa interação não será vista como algo estressante para o cliente.

Deu para ver o quanto o terminal de autoatendimento é uma grande tendência para fisgar clientes, não é mesmo? Saiba que é muito importante contar com uma empresa parceira especialista que tenha expertise para a entrega de um software de gestão de atendimento eficiente, garantindo a redução da possibilidade de erros.

Quer saber como podemos ajudá-lo nesse desafio? Então, entre em contato conosco!

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