
4 dicas para montar uma equipe de atendimento eficaz
Já falamos muitas vezes no nosso blog o quanto é importante oferecer um bom atendimento para o cliente, certo? Porém, é impossível entregar isso sem contar com um dos recursos mais valiosos que uma empresa tem: as pessoas. É preciso montar uma boa equipe de atendimento.
No post de hoje, vamos falar o que precisa ser feito para criar e manter uma equipe de atendimento eficaz. Afinal, é importante ter pessoas, processos e boas práticas na missão de garantir um bom suporte, além de fidelizar clientes.
Veja, abaixo, quais são as nossas 4 dicas para montar uma equipe de atendimento ao cliente mais do que eficaz!
1. Invista em uma equipe de atendimento multidisciplinar
Uma das primeiras dicas para montar uma equipe de atendimento eficaz, está em formar um time multidisciplinar, visto que profissionais com perfis diferentes podem gerar um bom resultado trabalhando em conjunto.
Afinal, é muito bom contar com pessoas que tenham boas ideias, outras que são mais realistas, com o pé no chão e também com colaboradores que são mais críticos. Desse modo, é possível criar um ambiente em que todos se ajudam e aprendem entre si para fazer o melhor trabalho possível.
2. Selecione os profissionais certos
Chega até a ser óbvio falar isso, mas tenha em mente que é necessário selecionar os profissionais certos para uma equipe de atendimento. Afinal, o seu trabalho será de lidar com os clientes, então, é preciso que o colaborador tenha algumas habilidades que ajudem a desempenhar a sua função.
Podemos citar aqui: a proatividade, o altruísmo e a boa comunicação como exemplos. Além disso, é preciso que os colaboradores desenvolvam a habilidade de mediar conflitos, bem como de tranquilizar o cliente nos momentos em que for necessário.
3. Invista na capacitação dos profissionais
Outro ponto importante está em investir na capacitação dos profissionais para fazer esse trabalho. Claro que ter o perfil e habilidades para atender é importante, mas não se pode depender somente disso — é preciso levar conhecimento.
É mais do que pertinente o investimento em treinamentos internos e externos, de modo que os colaboradores possam estar a par das boas práticas da área de atendimento ao cliente, bem como tenham acesso ao conhecimento de mercado necessário para desempenhar a sua função.
4. Tenha objetivos e metas
Por fim, a nossa última dica é: tenha objetivos e metas claras tanto para a área, como um todo, quanto para os colaboradores. Afinal, é preciso que cada um tenha clareza do seu papel e de para onde as suas ações precisam levar.
Tendo objetivos e metas, fica muito mais fácil entender o direcionamento do trabalho, facilitando, inclusive, o desdobramento desses objetivos em ações que precisam ser executadas no dia a dia.
Deu para ver que montar uma equipe de atendimento é importante, e não é tão difícil como muitos acham que é, correto? Obviamente, existem outras orientações e boas práticas para fazer isso, mas começar por essas 4 dicas já é um grande avanço nessa cultura.
Você tem mais alguma dica relacionada ao assunto? Conte para nós ali no espaço para comentários.