Quais são os problemas no atendimento dos clientes mais frequentes?

O cliente é a alma de qualquer negócio devido ao fato de ser o principal responsável pelo lucro de uma empresa. Assim, é preciso estar sempre atento a forma como esse consumidor é tratado, garantindo uma boa experiência.

O principal jeito de fazer isso é oferecendo um bom atendimento. Um atendimento de qualidade aumenta as chances de venda e melhora a percepção que a pessoa tem da empresa como um todo. Isso se torna necessário desde o primeiro momento de contato.

O que acontece é que muitas empresas cometem diversos erros no atendimento dos clientes e nem percebe. Mas, não se preocupe: preparamos um artigo com os principais problemas no atendimento e como resolvê-los. Acompanhe!

Falta de atendimento personalizado

Um atendimento sem personalização é aquele que não leva em consideração as particularidades de cada pessoa. Isto é, o tratamento de todos os clientes é da mesma forma, independentemente do seu poder de compra, idade, sexo e outras características que influenciam sua jornada de compra.

A falta de atendimento personalizado impede que haja uma aproximação entre cliente e empresa. Além disso, faz com que o consumidor não se sinta importante.

Para personalizar o atendimento, o primeiro passo é conhecer melhor seus clientes, necessidades e dores. Só assim é possível oferecer soluções condizentes à realidade do consumidor.

Outros pontos importantes para qualquer negócio é ter um banco de dados com informações sobre os clientes, assim como treinar a equipe para não oferecer o mesmo atendimento para todos.

Demora para retornar ao cliente

Todo mundo, quando vai buscar mais informações sobre determinado serviço ou adquirir um produto, espera ser atendido o mais rápido possível. A agilidade é algo muito valorizado na rotina corrida dos dias de hoje.

Demorar para retornar ao cliente no atendimento eletrônico, pode ser o motivo para a pessoa deixar de fechar uma compra e ainda falar mal da empresa para amigos e familiares.

Normalmente, essa demora está diretamente relacionada às ferramentas inadequadas que fazem os atendentes perderem muito tempo buscando informações dos clientes e pelo fluxo de solicitações maior que o número de atendentes.

Para melhorar essa questão, a tecnologia é uma grande aliada. Utilizar ferramentas de automatização, que possuem um banco de respostas para as principais dúvidas, é uma ótima ideia. Assim, os atendentes têm mais tempo para solucionar as demandas mais complexas.

Falta de preparo da equipe

Mesmo que a maior parte do atendimento seja feito de forma eletrônica, quase sempre será preciso contar também com uma equipe de atendimento ao cliente. Por isso, a falta de preparo pode gerar vários problemas. As principais falhas nesse aspecto são:

  • Falta de informações importantes para serem passadas aos clientes;
  • Falta de conhecimento dos clientes;
  • Dificuldade de manusear as ferramentas de atendimento;
  • Despreparo para entregar soluções em tempo real.

Nesse contexto, grande parte das questões podem ser resolvidas com a melhoria do critério para a contratação de funcionários e o investimento em treinamentos. Informações completas sobre a empresa, produtos e serviços, bem como o manuseio de ferramentas de atendimento e ações frente a situações complicadas são alguns pontos importantes a serem abordados nos treinamentos.

Falta de um atendimento multicanal

Um dos grandes problemas no atendimento ao cliente é a falta de atendimento multicanal. Isso significa que a empresa tem opções limitadas de canais de comunicação pelos quais os clientes podem entrar em contato com ela.

Mais uma vez, lembre-se que o cliente espera agilidade e praticidade. Ele quer tirar suas dúvidas por meios simples e rápidos. Por isso, é necessário investir em diferentes canais de atendimento, tais como: telefone, Whatsapp, chat do Facebook, chat no site da empresa, e-mail, entre outros.

Depois de passarmos por diversos pontos importante, esperamos que as dicas de hoje te ajudem a resolver os problemas de atendimento e melhorem a experiência do seu cliente.

E você, sabe de outros erros no atendimento dos clientes? Deixe um comentário no post para que todo mundo também possa saber também!

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