
Você realmente sabe atender bem a seus clientes?
Você conhece alguém que admita não saber atender bem os clientes? Quando isso ocorre, encontramos pessoas que não se sentem com vocação para atendimento, ou seja, aquelas que afirmam que não têm muito jeito com as pessoas.
Porém, isso é algo que qualquer um pode aprender. Talvez você não se torne um influenciador popular e carismático, ou um famoso apresentador da TV, mas atender bem, com eficiência e resultado é algo que você pode desenvolver. Confira como!
Use da empatia
Empatia é a atitude de se colocar no lugar do outro, o que é um dos aspectos mais importantes do bom atendimento. Isso ocorre porque observamos o mundo à nossa volta de forma diferente.
Por exemplo: um cliente que chegue apressado, passando na frente dos outros e falando alto pode ser inconveniente, mas também pode estar passando por um grave problema e nem ter notado seu próprio comportamento.
Mantenha atenção
Para que você possa se colocar no lugar da outra pessoa é preciso conhecê-la. Por isso, você precisa manter a atenção nela, saber ouvir, compreender e dialogar. Além disso, a demonstração de atenção também transmite a ideia de que você se preocupa com o cliente.
Talvez você trabalhe com uma quantidade muito grande de atendimentos diários e tenha muitos procedimentos burocráticos para fazer, como lançar dados sobre o cliente em um sistema de computador e preencher vários outros formulários.
Quando o acúmulo de tarefas é muito grande, é fácil desviar a atenção do cliente. Muitos profissionais ficam com os olhos vidrados na tela do computador e nem olham para ele. Naturalmente, esse cliente não vai se sentir bem atendido desse modo.
Deixe seu interlocutor à vontade
Quando o cliente está à vontade para falar e se abrir é muito mais fácil identificar o que o agrada e o que o incomoda. Se ele estiver descontraído, basta perguntar. Mas, se ele estiver inseguro com relação ao seu atendimento ou a você, pode até omitir informações sobre ele.
Resolva problemas com agilidade
Se for a primeira vez que ouve falar da importância de resolver problemas para o cliente, memorize isso. Essa dica é daquelas essenciais, que você não pode esquecer.
Por mais que você tenha tarefas para executar e acúmulo de trabalho, o cliente não tem essas mesmas preocupações. Se a sua prioridade, enquanto atendente, é anotar o CPF do cliente antes de tudo, a prioridade dele, ao contrário, é qualquer outra coisa, como agendar um horário, receber um produto ou uma informação.
Isso não quer dizer que os seus processos de atendimento não são importantes. Muito pelo contrário! Eles são determinantes para sua eficiência. No entanto, o cliente não precisa ser envolvido em detalhes. Ao contrário, nós é que precisamos nos envolver com a solução dos problemas dele.
Desenvolva a comunicação
A capacidade de se comunicar de forma eficiente é determinante para o bom atendimento. Os melhores profissionais são detalhistas e precisos no que dizem. Desse modo, eles evitam duplas interpretações e trabalham a emoção do cliente o tempo todo.
Pense, por exemplo no seguinte contexto. Alguns termos muito usados no atendimento são: “vou lhe explicar” e “o senhor não entendeu”. Em muitas situações, essas afirmações podem parecer ofensivas, como se você colocasse a inteligência do cliente em dúvida.
Por isso, muitos preferem substituir essas palavras por: “me permita tentar ser mais claro”, ou “eu não me fiz entender”.
Para finalizar, considere que sua dedicação em atender bem nunca é um favor para a empresa. Esse aprimoramento melhora a sua eficiência como profissional, o que aumenta o seu valor e consiste em algo que você carrega para toda sua vida: o desenvolvimento profissional. Nada e ninguém pode tirar isso de você!
Pensando nisso, mantenha-se informado com conteúdo de valor e relevante! Para isso, acesse e curta nossas páginas no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.